Veja 3 dúvidas bem comuns sobre o banho do bebê

Kelly Ferreira
Saiba como dar banho no bebê com segurança

Confira dicas para dar um bom banho do bebê sem ter medo

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Dar o primeiro banho do bebê gera bastante ansiedade e enche a cabeça dos papais de perguntas. Confira as principais dúvidas que surgem nessa hora e saiba como aproveitar ao máximo esse momento de cuidados e carinho:

Qual deve ser a temperatura da água?
A temperatura ideal para dar banho no recém-nascido é entre 36 e 37 graus, sendo mais quente no inverno e mais fria no verão. O ideal é conferir como a água está com um termômetro. Mas, caso a mamãe não tenha um desses aparelhos, aquele velho truque de sentir a temperatura no antebraço também é válido. “A água da banheira deve ser testada sempre com a parte interna do antebraço, onde a pele é mais macia”, afirma a enfermeira obstetriz Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Como seguro o recém-nascido?
Não existe uma regra de como segurar os bebês no banho. O importante é que os pais e os pequenos se sintam seguros e confortáveis. De forma geral, o mais recomendado é passar o braço pelas costas do recém-nascido segurando seu bracinho, sem apertar. “Deixe que a cabeça da criança fique apoiada no seu antebraço e limpe a parte da frente do corpo”, explica Halasc.

Para vira-lo de bruços, o seu braço deve passar pelo peito do pequeno. Continue segurando o bracinho dele e apoiando a cabeça no antebraço. Dessa forma, o seu braço forma um “C” com a mão para segurá-lo, deixando a criança bem protegida.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Por onde começo?
Primeiro, enrole o recém-nascido em uma toalha para mantê-lo quentinho. Depois incline ele sobre a banheira e limpe o rosto somente com água, utilize sabonete líquido neutro para lavar a cabeça e os cabelos. “Volte ao trocador e seque a cabecinha dele para não perca muito calor”, recomenda Halasc.

Apenas depois disso, o banho de fato começa! Tire a fralda do pequeno e limpe-o com algodão e água, para que a banheira não fique suja. Coloque ele na água delicadamente, para não o assustar. Algumas mamães gostam de usar aquelas fraldas bem grandes de algodão nessa hora, nesse caso o pequeno entra embrulhadinho dentro da água e a peça ajuda a limpá-lo. Higienize bem todo o corpinho, em especial as genitais, os pés e as dobrinhas das pernas, braços e pescoço.


Compartilhe essa notícia