Veja 3 dúvidas bem comuns sobre o banho do bebê
Confira dicas para dar um bom banho do bebê sem ter medo
Dar o primeiro banho do bebê gera bastante ansiedade e enche a cabeça dos papais de perguntas. Confira as principais dúvidas que surgem nessa hora e saiba como aproveitar ao máximo esse momento de cuidados e carinho:
Qual deve ser a temperatura da água?
A temperatura ideal para dar banho no recém-nascido é entre 36 e 37 graus, sendo mais quente no inverno e mais fria no verão. O ideal é conferir como a água está com um termômetro. Mas, caso a mamãe não tenha um desses aparelhos, aquele velho truque de sentir a temperatura no antebraço também é válido. “A água da banheira deve ser testada sempre com a parte interna do antebraço, onde a pele é mais macia”, afirma a enfermeira obstetriz Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Como seguro o recém-nascido?
Não existe uma regra de como segurar os bebês no banho. O importante é que os pais e os pequenos se sintam seguros e confortáveis. De forma geral, o mais recomendado é passar o braço pelas costas do recém-nascido segurando seu bracinho, sem apertar. “Deixe que a cabeça da criança fique apoiada no seu antebraço e limpe a parte da frente do corpo”, explica Halasc.
Para vira-lo de bruços, o seu braço deve passar pelo peito do pequeno. Continue segurando o bracinho dele e apoiando a cabeça no antebraço. Dessa forma, o seu braço forma um “C” com a mão para segurá-lo, deixando a criança bem protegida.
Por onde começo?
Primeiro, enrole o recém-nascido em uma toalha para mantê-lo quentinho. Depois incline ele sobre a banheira e limpe o rosto somente com água, utilize sabonete líquido neutro para lavar a cabeça e os cabelos. “Volte ao trocador e seque a cabecinha dele para não perca muito calor”, recomenda Halasc.
Apenas depois disso, o banho de fato começa! Tire a fralda do pequeno e limpe-o com algodão e água, para que a banheira não fique suja. Coloque ele na água delicadamente, para não o assustar. Algumas mamães gostam de usar aquelas fraldas bem grandes de algodão nessa hora, nesse caso o pequeno entra embrulhadinho dentro da água e a peça ajuda a limpá-lo. Higienize bem todo o corpinho, em especial as genitais, os pés e as dobrinhas das pernas, braços e pescoço.