Protetor solar para o bebê de 0 a 6 meses: pode usar?
Entenda se o bebê de zero a seis meses pode usar protetor solar e como protegê-lo do sol
Uma dúvida muito comum é como proteger o bebê desde o nascimento até os seis meses de idade do sol. O pensamento de muitos pais pode ser utilizar um protetor solar infantil. Porém, saiba que isto não é recomendado.
O protetor solar só é recomendado para crianças maiores de seis meses. Esta orientação existe porque a pele dos pequenos não está totalmente desenvolvida antes dos seis meses e ainda é sensível demais ao protetor solar.
Dos zero aos seis meses do bebê, a orientação é ficar especialmente atenta na hora de expor ele ao sol. “O recomendado nessa idade é expor a criança ao sol, no máximo 15 minutos, de duas a três vezes por semana. Esse tempo é suficiente para manter os níveis de vitamina D equilibrados”, explica a dermatologista Vanessa Perusso.
Então, como proteger esses pequenos do sol? Bom, saiba que a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia caso vá a praia ou piscina com seu filho menor de seis meses é ficar na sombra.
Além disso, outra orientação é utilizar roupinhas com fator de proteção, tanto camisetas quando chapéus. Procure escolher chapéus que protejam orelhas e pescoço e camisetas de manga comprida para os pequenos quando houve situação de exposição ao sol. “Roupas com fator de proteção solar são, sim, muito eficazes e recomendamos que sejam utilizadas sempre que possível e de preferência às de manga comprida”, orienta a dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati.
Quando o bebê já é maior de seis meses, o protetor solar pode se tornar um bom aliado na hora de proteger do sol. “Os pais devem optar por protetores solares especialmente desenvolvidos para a necessidade dos pequenos, com alto fator de proteção e versões hipoalergênicas, que oferecem menor risco de alergias”, sugere a dermatologista Vanessa Perusso.