Coisas que seu bebê DETESTA e você não faz ideia
Ficar sozinho, cheiros fortes e ser ignorado são coisas que seu bebê definitivamente não gosta
Existem algumas coisas que os pais fazem que podem pensar que não vão incomodar o bebê, mas elas incomodam e muito! A seguir, veja quais são elas e entenda porque o bebê não gosta dessas coisas:
Ser ignorados
Bebês definitivamente não gostam de ser ignorados. “Ninguém gosta de ser ignorado. Os bebês mais ainda, pois estão em desenvolvimento e não tem tantos recursos como nos adultos para chamar a atenção. Eles são absolutamente dependentes dos adultos então a atenção dos adultos é fundamental”, explica a neuropediatra Silvana Frizzo, do Hospital Infantil Sabará.
Cheiros fortes e tecidos ásperos
Bebês e cheiros fortes ou tecidos ásperos não são uma boa combinação. “Os sentidos estão se desenvolvendo, a pele e mucosa nasal são mais frágeis, as terminações nervosas mais sensíveis e a percepção dos sentidos é mais intensa. Não se trata de não gostar, mas de ficar incomodado. Por isso orientamos o cuidado ao lavar as roupas dos bebes com sabão neutro, não usar amaciante e enxaguar bem”, orienta Silvana Frizzo.
Ficar sozinhos
Mesmo quando estão quietinhos, bebês não gostam de ficar sozinhos. “Bebês recém-nascidos até o 3º mês de vida precisam da proximidade dos pais, pois ainda não se percebem como um ser separado individual, se percebem como uma unidade – ele e a mãe. E são dependentes dos pais para tudo: alimentação, higiene e até manutenção da temperatura corporal com roupas limpas e quentes. Conforme vão crescendo as expectativas sobre o bebê é que tornam possível o desenvolvimento do ‘EU’ do bebê. Assim a presença de um adulto é fundamental para atender as demandas do bebê – físicas e psíquicas”, conclui Silvana Frizzo.