Saquinhos plásticos para fraldas causaram a morte de pelo menos 16 bebês
Agora, especialistas estão alertando os pais sobre os cuidados necessários ao usar os saquinhos para fraldas
Pelo menos 16 bebês morreram desde 2001 por sufocamento devido aos sacos plásticos usados para colocar as fraldas sujas, sendo que 14 destas mortes ocorreram nos últimos nove anos. Estes dados são referentes apenas à Inglaterra, primeiro país a investigar este tipo de morte e a alertar os pais sobre os cuidados necessários ao usar os sacos para fraldas sujas.
A Sociedade Real para a Prevenção de Acidentes do Reino Unido (RoSPA) acaba de alertar os papais e mamães que saquinhos plásticos para fraldas devem ser mantidos longe do alcance dos bebês. Isto porque os bebês são atraídos pelo cheiro desses saquinhos, especialmente porque muitos deles vêm com um cheiro gostoso para neutralizar o odor da fralda suja. E ao pegarem estes saquinhos os bebês correm grande risco de sufocar, caso estes fiquem em seu rosto.
Foi justamente isso que ocorreu com o pequeno Maison Amison que faleceu aos sete meses de vida em 2013. “Quando eu fui ver como ele estava, o encontrei no berço com vários saquinhos de fralda ao redor dele e um sobre seu rosto. Nossos saquinhos de fraldas ficavam próximos do berço, naquele dia meu filho deve ter aprendido a levantar do berço e pegou os saquinhos”, disse a mãe Beth Amison em entrevista ao jornal The Sun.
Além de alertar os papais e mamães, a RoSPA também quer que os fabricantes dos saquinhos para fraldas tomem algumas medidas para prevenir este tipo de acidente. “Queremos que os pais e mães fiquem atentos e também queremos que os fabricantes comecem a considerar maneiras mais seguras de se fazer estes saquinhos”, disse Sheila Merrill, consultora de saúde pública da RoSPA.
Sheila Merrill também apontou alguns outros cuidados que ajudam a evitar que o bebê pegue os saquinhos plásticos:
- Se possível, opte por saquinhos que venham em rolo, assim é mais difícil do bebê conseguir pegá-los;
- Além dos saquinhos, mantenha outros plásticos longe do alcance dos bebês;
- Lembre-se que os saquinhos são leves, por isso podem se mover facilmente com qualquer ventinho.
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido também fez uma campanha pedindo aos pais para deixarem os saquinhos longe do alcance dos bebês. Foi divulgada a imagem de um ursinho de pelúcia com um saquinho em seu rosto e os dizeres: “Bebês podem sufocar com saquinhos para fraldas. Sempre mantenha os saquinhos para fraldas longe do alcance. Bebês naturalmente pegam qualquer coisa e colocam na boca – saquinhos para fraldas podem matar”. Veja a imagem da campanha a seguir: