Vai para a praia? Veja cuidados importantes com os bebês
Saiba a partir de qual idade é seguro levar os bebês para a praia
A primeira vez em que os bebês vão a praia sempre rendem boas histórias para os papais. Mas esses momentos tão especiais com os pequenos requerem alguns cuidados importantes. Veja os principais:
Quando levar?
Embora não exista um consenso na pediatria sobre a idade ideal para levar o bebê para a praia, de forma geral isso não deve acontecer antes da criança completar 6 meses de vida. Nesse período, os pequenos são mais resistentes e já podem utilizar filtro solar. Apesar disso é importante pedir a recomendação do médico que acompanha de perto o seu bebê.
Tempo de exposição
Diferentemente dos adultos, as crianças são pouco resistentes ao sol. Então, os papais precisam ficar alertas ao tempo de exposição e a forma como o bebê ficará exposto. “Nas crianças com menos de um ano, permita apenas 15 minutos de exposição solar e fora do período que compreende das 9 às 16 horas”, recomenda o pediatra Tiago Caldi, da Clínica de Especialidades Integradas. A partir de um 1 ano, os pequenos já toleram um período maior de exposição – de até uma hora. Após os 3 anos de idade, eles já podem ficar expostos por 3 horas ao sol.
O filtro solar é imprescindível e só pode ser usado a partir dos 6 meses. Além disso, é interessante proteger bebê com chapéus e roupinhas leves ou com proteção solar. Dependendo do local, o uso de repelentes também é recomendado. Apenas observe a formulação, já que alguns desses produtos são liberados somente a partir dos 2 anos de idade.
Capriche na hidratação
Lembre-se sempre que crianças se desidratam mais facilmente e que temperaturas acima de 30ºC favorecem esse problema, bem como aumentam o risco de queimaduras. “Por isso, sempre oferte líquidos (água, água de coco e leite materno, caso o bebê ainda mame). Os alimentos devem preferencialmente serem sido trazidos pelos pais em bolsas térmicas para ter certeza da procedência”, observa Caldi.