Veja cuidados importantes para bebês prematuros
Esclareça as principais dúvidas sobre como cuidar de bebês prematuros
No Brasil, a cada dez bebês um nasce de forma prematura. E quando os pais se deparam com essa situação algumas dúvidas começam a surgir. Antes de tudo é importante sempre ter em mente que o ritmo de desenvolvimento de um prematuro é diferente do de um bebê que nasceu na hora certa.
O tempo que ele irá demorar para “alcançar” o desenvolvimento de um bebê nascido a termo não depende muito do número de semanas com que veio ao mundo. Mas, está relacionado principalmente ao peso e a altura com que nasceu.
“Se for um prematuro extremo de sete meses, ele só vai começar a se desenvolver quando chegar no nível do bebê a termo – o que leva normalmente um mês e meio”, explica a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz.
Além disso, é comum que o bebê perca 10% do peso do nascimento na sua primeira semana de vida. Depois, ele costuma recuperar na segunda semana. Já os prematuros podem demorar um pouco mais para isso.
Tudo depende do tamanho com que nasceram. Além disso, é comum que comecem a se sentar, engatinhar e andar mais tarde do que o habitual. De forma geral, para que o ritmo de desenvolvimento se iguale ao de outras crianças é preciso de dois a três anos.
Outro ponto fundamental são os cuidados que os prematuros exigem. Por estarem se formando fora do útero da mãe, eles requerem muito mais atenção já que normalmente são mais frágeis e tem baixa imunidade.
“Por isso os cuidados têm que ser redobrados. Evitar sair de casa. Em alguns casos, é interessante deixar de receber visitas. Tudo depende de quanto tempo o pequeno ficou no hospital”, sugere Alessandra Cavalcante. Por isso, a mamãe sempre deve conversar com o pediatra para que ele indique a melhor forma de cuidar do seu bebê.