A esposa do apresentador Tiago Leifert, a escritora Daiana Garbin, mostrou a filha do casal, a pequena Lua, quatro anos, em uma raríssima aparição em casa. E Daiana Garbin mandou um importante recado para os pais após ter passado por uma situação muito difícil com a filha Lua.
Daiana mostrou a menina Lua assistindo televisão em casa. Ao mostrar a cena, Daiana comentou: “E agora assistindo M0ana pela milésima vez! Hahaha”. Daiana ainda divertiu ao revelar a pequena Lua lhe explicando sobre o desenho. “O que ela fez?”, perguntou Daiana. E Luca disse: “Colocou o coração nela!”.
Depois, a esposa de Tiago Leifert mandou um importante recado aos pais. Acontece que a filha deles foi diagnosticada com c4ncer nos dois olhos, chamado retinoblast0ma, quando tinha somente 11 meses de idade. Felizmente, os tratamentos tiveram ótimos resultados. E, atualmente, a menina Lua está muito bem.
Com o Dia Internacional do C4ncer Infantil se aproximando, Daiana quis dar um importante recado para os pais. “16 de fevereiro, Dia Internacional do C4ncer Infantil, você conhece os sintomas?”, perguntou Daiana.
A esposa de Tiago Leifert então compartilhou um vídeo que fez com a oncologista pediátrica Carla Macedo no qual elas conversaram sobre c4ncer infantil e os pontos que os adultos precisam ficar atentos. “Quais são os tipos de c4nceres que podem afetar as crianças?”, Daiana começou perguntando.
Dra. Carla Macedo então explicou: “Em criança é diferente dos adultos. Então, as leucemias e os linf0mas são os tum0res mais frequentes da criança. Nós temos os tum0res de sistema nervoso central. E aí temos tum0r ocular mais frequente, que é o retinoblastoma. E alguns tum0res abdominais, como os tum0res hepáticos e os tum0res renais, são as doenças mais frequentes nas crianças”.
A Dra. Carla ainda disse: “Nos adolescentes a gente já tem um pouco diferente, além dos linfomas, a gente tem os sarc0mas. Que pode ser do músculo, das partes moles ou os tumores primários do osso, que os mais frequentes são o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing. Todos os canceres pediátricos são raros quando a gente compara com o câncer de adulto. Que bom!”.
Esposa de Tiago Leifert fala sobre diagnóstico precoce
A esposa de Tiago Leifert então questionou a Dra. Carla Macedo sobre quais são as diferenças entre o c4ncer de adultos quando comparado a crianças e adolescentes. “Ele não é igual ao de adulto. Ele tem uma célula mais jovem, geralmente são células embrionárias, e ele não está relacionado com o envelhecimento, ou seja com exposição solar, com fum0, com 4lco0l, com o que a gente se alimenta. Então, na grande maioria das vezes, essas doenças têm causa desconhecida”.
Daiana Garbin então falou sobre a importância do diagnóstico precoce. “Por isso que o diagnóstico precoce é fundamental para salvar a vida dessa criança né?”, questionou Daiana para a Dra. Carla Macedo.
E a Dra. Carla Macedo destacou: “É, exatamente isso. então, é diferente do c4ncer do adulto que a gente faz a prevenção e o acompanhamento, o rastreamento dessa doença, no pediátrico a gente não tem isso. Eu tenho algumas doenças genéticas, sim, que eu sei que as crianças são mais propicias a desenvolver c4ncer, mas isso é a minoria”.
A Dra. Carla Macedo então disse: “Então, para a gente, o diagnóstico precoce, ou seja, eu tenho um sinal em sintoma, e eu suspeito de uma neoplasia pediátrica, de um c4ncer pediátrico, é muito importante”.
A oncologista também explicou os benefícios do diagnóstico precoce para as crianças. “Quando eu diagnostico precocemente um c4ncer, eu vou tratar menos intensamente essa criança, ou seja, eu preciso expor a menor quantidade de tratamento essa criança, eu tenho mais chance de curar essa criança, e de ter menos efeitos colaterais relacionados ao tratamento”, concluiu ela.

