Quando parar com os contraceptivos para engravidar?
Entenda qual o momento certo para largar o contraceptivo e poder engravidar
Quando a mulher resolve engravidar, uma das primeiras dúvidas que surgem é: qual o momento certo para deixar de usar os contraceptivos? Atualmente, as mulheres passam grande parte da vida tentando evitar uma gravidez, seja por causa da idade, da busca por um parceiro ou por outras prioridades estabelecidas.
Com isso, nós passamos anos e mais anos tomando anticoncepcionais. Assim, saber quando é recomendado parar com esses métodos para começar as tentativas não é algo tão simples e pode gerar frustrações.
Antes de tudo, os médicos orientam a fazer um check-up específico para futuras gestantes. Ele irá incluir exames bem precisos que irão investigar as condições da mulher para uma gestação. Com a saúde em dia, é a hora de tomar o ácido fólico. Essa suplementação é fundamental para prevenir malformações no bebê.
O próximo passo é parar com o anticoncepcional, independentemente do método que utilize, DIU, adesivo, pílula, entre outros. “Ao parar com o anticoncepcional é interessante que ela espere ter uma menstruação sem o contraceptivo para depois começar a tentar a concepção”, orienta o ginecologista Newton Busso, professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Vale lembrar que nosso organismo pede um tempo de resposta para qualquer mudança. Assim, é normal que a mulher demore alguns meses antes de conseguir conceber. Porém, não existe uma fórmula mágica que calcule o tempo exato para isso.
Tudo vai depender da saúde e da individualidade de cada mulher, bem como do tempo que ela usou o contraceptivo e do método utilizado. De forma geral, o que os médicos estabelecem como média são de 2 a 3 meses para o efeito do anticoncepcional sair do nosso corpo. No caso de quem usa pílula por aproximadamente 2 anos, o padrão é de 2 a 6 meses para a mulher conceber, após parar com contraceptivo.