Dieta na gravidez: o cardápio da gestante com sobrepeso
Durante a gravidez é essencial que as mulheres se alimentem de forma saudável. Quando elas começam a gestação com excesso de peso é preciso que os cuidados sejam redobrados, para evitar problemas de saúde. Essas grávidas não podem consumir tantas calorias quanto as outras, e por isso veja como é o cardápio da gestante com sobrepeso
Orientações saudáveis para cada refeição
Conversamos com a nutricionista Márcia Andrea de Melo Loureiro, da Life Clínica, e apontamos cardápios saudáveis para as grávidas com sobrepeso. Confira as melhores opções de café da manhã, almoço, jantar e lanches para gestantes que estão acima do peso.
Café da manhã
- Uma porção de laticínios magros. Boas opções são leite ou iogurte desnatados ou light e queijos magros, como o ricota, queijo branco e o cottage. “Os queijos amarelos (parmesão, provolone, cheddar), além de bastante gordurosos, têm alto teor de sódio, mineral que, se consumido em excesso, pode elevar a pressão arterial e provocar retenção de líquidos e inchaço”, diz a nutricionista Márcia Loureiro da Life Clínica.
- Uma porção de pão de centeio ou integral ou pão francês integral. “Prefira os cereais integrais, mais fibrosos, que auxiliam no controle dos níveis de glicemia, açúcar no sangue, colesterol e triglicérides”, conta Loureiro.
- Pequena quantidade de creme vegetal, a margarina.
- Uma fruta. “A vitamina C encontrada em muitos alimentos desse grupo forma o colágeno que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem do bebê”, diz Loureiro.
Lanche da manhã
No cardápio da gestante com sobrepeso, para o lanche da manhã é recomendado optar por uma fruta.
Almoço
- Uma porção de carne magra, frango ou peixe grelhada, cozida ou assada ou ovo. “Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação tornando esses alimentos mais saudáveis”, orienta Loureiro.
- Legumes variados e verduras de coloração verde escuras
- Uma porção de leguminosas como feijão, ervilha ou grão de bico. “Assim como as carnes, as leguminosas constituem fontes preciosas de ferro, além de ter fibras e proteínas”, diz Loureiro.
- Uma porção de carboidratos integrais, como pães, arroz, macarrão, cereais e farinhas integrais.
- Uma fruta rica em vitamina C.
Lanche da tarde
- Um iogurte desnatado ou um queijo magro com torradas integrais.
Jantar
O jantar deve ser de fácil digestão, pois geralmente as pessoas não têm muitas atividades após o jantar. “Caso opte pelo consumo de carne, recomenda-se a ingestão de pequenas quantidades e prefira as brancas, se ingerir as vermelhas escolha as preparações moídas ou em sopas”, orienta Loureiro.
Opção 1:
- 1 sanduíche natural com salada, tomate, cenoura ralada, um filé de frango grelhado ou atum e duas fatias de pão integral.
- 1 copo de suco natural
Opção 2:
- Sopa, pode ser de legumes com frango ou músculo ou de mandioquinha.
Opção 3:
- Uma porção de carnes magras, frango ou peixe, grelhadas, cozidas ou assadas ou ovos.
- Legumes variados e verduras de coloração verde escuras
- Uma porção de carboidratos integrais, como pães, arroz, macarrão, cereais e farinhas integrais.
- Uma fruta rica em vitamina C.
Lanche da noite
- Um iogurte desnatado ou um queijo magro com torradas integrais.
Confira algumas dicas da nutrição para a grávida com sobrepeso nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.