Feno grego aumenta a produção de leite materno, diz estudo
Ao que tudo indica, a semente de feno grego contribui bastante para a produção de leite materno
Uma sementinha chamada feno grego tem sido usada há centenas de anos por mães de diversos povos para aumentar a produção de leite materno. E agora algumas pesquisas estão provando que o feno grego de fato contribui para o aumento da produção de leite materno.
Um estudo publicado na revista científica Alternative and Complementary Medicine observou que o consumo de chá de feno grego entre mães que amamentam aumentou a produção de leite materno destas mulheres e também contribuiu para que os bebês recuperassem o peso que perderam nos primeiros dias após o parto.
Outras pesquisas também observaram que consumir suplementos de feno grego durante a amamentação aumenta a produção de leite materno.
De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo dos Estados Unidos que regula os remédios e alimentos, o feno grego é um alimento seguro e que não causa maiores efeitos colaterais. Este alimento só não pode ser consumido por gestantes porque aumenta o risco de aborto, já que pode estimular as contrações uterinas. Mulheres que correm maior risco de desenvolver câncer de mama também devem evitar este alimento, já que ele pode estimular alguns hormônios no organismo.
Contudo, ainda são necessários mais estudos para entender com maior precisão os benefícios do feno grego. Portanto, é essencial sempre conversar com um profissional de saúde, médico ou nutricionista, antes de ingerir o feno grego.
O feno grego pode ser ingerido tanto em forma de semente, a semente tostada, como suplementos e também como chá.
Veja aqui outras dicas para estimular a produção de leite materno.
Fontes consultadas:
Departamento de Saúde do Governo dos Estados Unidos