A hidroterapia é uma das melhores alternativas para reduzir dores lombares, nas pernas e nas articulações durante a gravidez
Baseada em diferentes modalidades de exercícios e técnicas específicas, a hidroterapia para gestantes é uma prática que ajuda a promover uma melhor adaptação estrutural do corpo na gravidez. Dessa forma, com esses exercícios, pode-se cuidar melhor da postura gestacional e promover o bem-estar da mulher nesse período tão importante de sua vida.
De antemão, no post de hoje, vamos explicar o que é a hidroterapia. Além de como ela funciona e por que essa prática influencia a saúde física e mental da gestante. Confira quais são os maiores benefícios e porque essa atividade é tão importante durante a gestação, no parto e no pós-parto. Aproveite a leitura!
O que é hidroterapia e como ela funciona?
A hidroterapia é uma técnica que une diferentes conhecimentos relacionados à fisioterapia combinados com exercícios aquáticos. Por meio de atividades específicas, é possível alcançar importantes benefícios e ajudar a gestante a minimizar alguns problemas que costumam surgir nesta fase. Estudos comprovam que a hidroterapia na gestação beneficia tanto a mulher como o bebê.
A hidroterapia só pode ser praticada com o suporte de profissionais habilitados nessa área como um fisioterapeuta ou educador físico, por exemplo. Quando realizada sob supervisão, a prática influencia positivamente durante o trabalho de parto, visto que os exercícios ajudam a preparar o corpo da mulher para esse evento.
Ter esse cuidado é primordial, pois o profissional se vale de conhecimentos sobre os princípios físicos da água e explora diferentes técnicas e metodologias específicas. Isso ajuda na prevenção e no tratamento de diversos problemas que impactam a fase gestacional.
Que cuidados tomar durante a hidroterapia?
Para maior segurança dos procedimentos, listamos alguns cuidados necessários durante essa prática. Veja quais são:
- faça uma avaliação médica antes de começar a hidroterapia;
- não faça atividade física sem a presença de um profissional do ramo;
- evite fazer muito esforço na execução dos exercícios;
- não faça hidroterapia se estiver com algum sangramento;
- utilize roupas confortáveis e adequadas à prática dos exercícios.
Quais os benefícios da hidroterapia para gestantes?
Alívio de dores musculares
Essa prática promove a reabilitação de problemas que comumente aparecem na gestação. Dores ósseas e musculares, lombalgia e desconforto ao andar podem ser reduzidas pela hidroterapia para gestantes. O exercício ajuda a fortalecer o sistema cardíaco, promove o relaxamento muscular e alivia as dores do parto.
Melhora da circulação
Na gravidez, o aumento do peso corporal provoca dores nas pernas, devido à diminuição da velocidade do retorno venoso. Com isso, a maioria das gestantes se queixa de dores nos membros inferiores. Esse incômodo pode ser reduzido por meio de exercícios na água.
Fortalecimento da musculatura pélvica
Atividades aquáticas auxiliam no fortalecimento de toda a musculatura do corpo da gestante. Porém, os benefícios são ainda maiores para os músculos da pelve, estrutura bastante exigida na hora do parto.
Como você pôde notar, a hidroterapia para gestantes resulta em importantes benefícios durante a gestação e depois dela. O fortalecimento dos músculos envolvidos no parto e o melhor preparo da função cardiorrespiratória são essenciais para tornar a mulher mais tranquila, preparada e mais confiante neste momento tão especial.
Gostou deste artigo? Curta nossa página no Facebook e acompanhe mais novidades sobre os cuidados na gestação!