4 cuidados que as gestantes precisam ter dentro de casa
As gestantes devem ficar atentas a algumas situações de risco em casa
Coisas que são comuns dentro de casa, podem ser perigosas para as gestantes. Visto que a recomendação atual é de não sair, veja uma série de cuidados que as grávidas precisam ter no próprio lar:
Produtos de limpeza
Não existem evidências de que os produtos químicos usados para a limpeza da casa prejudicam o desenvolvimento do feto. Mesmo assim, o que se sabe é que eles podem entrar na corrente sanguínea e, no caso das gestantes, atravessar a placenta. Isso acontece tanto pelo contato com a pele, quanto pela inalação.
Para se prevenir desses problemas sempre que possível escolha produtos naturais para limpar a casa ou aqueles que são conhecidos pelo baixo impacto ambiental, que contém menos substâncias químicas. Use sempre luvas para manipulá-los e deixe o ambiente bem ventilado, por abrir as janelas. Quando for necessário usar produtos mais fortes, peça a ajuda de alguém e fique longe. Não suba em escadas ou bancos para facilitar a limpeza de alguma peça. Lembre-se sempre que a barriga da grávida muda o seu centro de equilíbrio e isso pode favorecer as quedas.
Banhos quentes
A água quente traz a sensação de relaxamento, mas também pode resultar na queda da pressão. Uma vez que as grávidas já costumam ter uma pressão mais baixa é importante evitar banhos quentes, principalmente os de imersão. “A gestante pode passar mal e ter uma queda maior de pressão causando a sensação desmaio ou até mesmo ao desmaio em si”, explica o ginecologista obstetra Fabiane Sabbag Corrêa.
Alimentação
Lavar os alimentos é muito importante para se prevenir de uma série de doenças. Tenha um cuidado especial com aqueles que são consumidos crus. Quando mal higienizados, eles trazem riscos de doenças como parasitose, salmonelose e toxoplasmose.
Higiene bucal
Escovar bem os dentes após as refeições é fundamental para a saúde da mamãe. Vale lembrar que nesse período a gengiva costuma ficar mais sensível e pode até sangrar; então, tenha cuidado ao fazer a higiene bucal. “A gestante tem uma certa sensibilidade e uma queda na imunidade, por isso, todos os problemas podem ser agravados, inclusive em relação à saúde bucal”, confirma Corrêa.