Confira quais são as dores mais comuns na gravidez
Saiba como lidar com algumas dores na gravidez e veja por que elas acontecem
Durante a gravidez o corpo da mamãe passa por diversas transformações físicas, hormonais e emocionais. Assim, é comum que elas sintam alguns incômodos e dores ao longo da gestação.
Veja quais são as mais comuns:
Enjoos e náuseas
São os campeões de queixas e ocorrem principalmente divido às mudanças hormonais. Esse tipo de mal-estar costuma acompanhar as mulheres até a 12ª semana. Clique aqui para ver dicas práticas para aliviar enjoos e náuseas.
Inchaço e dores nas pernas
O inchaço é muito comum entre as grávidas e ele pode vir acompanhado de dores nas pernas. “Acontece devido à progesterona, hormônio importante para o desenvolvimento do feto, que leva a uma vasodilatação e geralmente a certo grau de inchaço. Caso ele fique acentuadíssimo e a mulher ganhe muito peso, pode ser um sinal de hipertensão”, explica a ginecologista e obstetra Helaine Milanez, médica associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Cólicas
Logo no começo da gestação, as cólicas estão relacionadas ao crescimento do útero para receber o bebê. Depois, lá pelas últimas semanas, as cólicas acontecem por causa das contrações. Em qualquer fase o médico deve ser informado.
Dor na pelve e na virilha
A dor pélvica está associada ao crescimento e enrijecimento do útero. Enquanto os incômodos na região da virilha ocorrem devido ao crescimento do feto. Sendo assim, eles normalmente aumentam ao passo que a gestação vai evoluindo.
Dor de estômago
É uma dor que também aumenta conforme o crescimento do feto no útero. Além disso, o sistema digestivo das grávidas costuma ficar mais lento fazendo com que elas sofram com azia e refluxo.
Dor nos seios
Durante a gestação, seus seios estão se preparando para amamentar e ficam maiores. Essa mudança pode causar bastante incômodo, especialmente nas primeiras semanas. Trata-se de algo semelhante ao que acontece com as mulheres no período da menstruação.
Dor na lombar
“Na gestação o centro da mulher muda, por causa do aumento da barriga. Assim, ela passa a projetar os seios para frente de forma que a coluna fica dobrada”, afirma o ginecologista obstetra Sérgio Floriano Toledo, especialista pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia. Com a mudança de postura as dores na lombar não demoram a aparecer e costumam se intensificar no final da gestação.