Coronavírus: médico aponta sintomas preocupantes pras grávidas
Esclareça suas principais dúvidas sobre o coronavírus e a gestação e saiba mais sobre este assunto
O novo coronavírus está gerando dúvidas entre a população, especialmente para as gestantes. Por isso, entrevistamos o ginecologista obstetra Dr. Nilo Frantz para esclarecer as principais dúvidas das grávidas sobre este assunto.
Grávidas fazem parte do grupo de risco do coronavírus?
Apesar de em diversas outras doenças as gestantes fazerem parte do grupo de risco, ao que tudo indica no caso do coronavírus isto não acontece. Os poucos estudos sobre o assunto têm apontado que o coronavírus age em gestantes saudáveis da mesma maneira que agiria em outras pessoas saudáveis. “A gestante não se abate mais do que uma mulher que não está grávida, a gestante terá os mesmo sintomas de COVID-19 que uma mulher não grávida”, explicou o Dr. Nilo Frantz.
Coronavírus pode causar má formações no feto?
Não! O coronavírus não causa má formações nos fetos. Ao que tudo indica, o bebê não é afetado caso a gestante tenha COVID-19. “O coronavírus na gestação não causa má formações no feto!”, explicou o Dr. Nilo Frantz.
Quais os sintomas preocupantes do coronavírus para as gestantes?
Os sintomas clássicos do coronavírus são: febre, tosse e falta de ar. É recomendado que a gestante vá ao hospital caso tenha febre alta e dificuldades para respirar. “A dificuldade para respirar e a febre alta são os grandes divisores de água. São os mesmos sintomas preocupantes que valem para quem não está grávida”, contou Dr. Nilo Frantz.
Diante dos primeiros sintomas do COVID-19 também é interessante, se possível, entrar em contato com o seu médico para saber mais sobre os cuidados necessários.
Como as grávidas podem se prevenir do coronavírus?
A prevenção do coronavírus para as gestantes é a mesma de outras pessoas. Ou seja, os cuidados são:
• Ficar em casa o máximo possível;
• Evitar transportes públicos e, caso tenha que usar o transporte público, tentar usar fora do horário de pico;
• Lavar suas mãos com água e sabonete bastante frequência. Ao lavar as mãos, é importante que essa higienização dure por ao menos 20 segundos.
• Na falta de água e sabonete, o uso do álcool em gel é uma opção e o álcool líquido 70% ou mais também é uma alternativa;
• Evitar tocar em seus olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas;
• Evitar ao máximo o contato com pessoas doentes;
• Limpar e desinfetar os objetos que forem tocados com maior frequência;
• Manter-se hidratado, tomando muita água.
Coronavírus causa o parto prematuro?
Ainda não se sabe se existe relação entre coronavírus e parto prematuro. “Ainda não se sabe se isso é verdadeiro, isso não está estabelecido ainda. Esses partos prematuros que supostamente teriam sido apontados podem ter ocorrido por estresse e outras comorbidades. Ainda é cedo para se falar sobre isso”, concluiu o Dr. Nilo Frantz.
Como fica o pré-natal em tempos de coronavírus?
Realizar o pré-natal é muito importante para a saúde da gestante e do bebê. Diante disso, é importante que as gestantes conversem com seus médicos para saberem como prosseguir com os exames pré-natal.