Malformações do bebê na gravidez: como evitar
Confira os cuidados essenciais na gravidez para prevenir que o bebê nasça com malformações
Uma das maiores preocupações das gestantes é que seus bebês nasçam com saúde e isso inclui sem nenhuma malformação. E alguns cuidados na gestação podem ajudar a evitar que o bebê tenha malformações. A seguir, veja quais são eles:
Consumir ácido fólico
Consumir ácido fólico três meses antes de engravidar e até a 12ª semana de gestação é muito importante para garantir o fechamento do tubo neural, estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. É recomendado que a mulher consuma 400 microgramas de ácido fólico por dia e é importante não ingerir em excesso, pois pesquisas também apontam que o excesso de ácido fólico pode aumentar as chances de autismo no bebê, saiba mais sobre o assunto aqui.
Não consumir bebidas alcoólicas
Somente nos Estados Unidos, um em cada 100 bebês nasce com problemas porque suas mães consumiram bebidas alcoólicas na gestação! Por isso, nada de ingerir bebidas alcoólicas, nem mesmo um pouquinho.
Não passe calor
Por incrível que pareça certas temperaturas podem favorecer a má formação fetal. Quando a temperatura corporal da mãe fica acima de 38.8 graus, especialmente entre cinco e seis semanas de gestação, as chances da espinha não se fechar aumentam, fazendo com que o bebê nasça com espinha bífida. Por isso, nada de entrar em banheiras muito quentes e fique especialmente atenta se estiver com febre, acompanhando sua temperatura de perto.
Fonte consultada:
MotherToBaby – Organização Não Governamental que é a principal referência nos Estados Unidos de informações sobre o que pode ou não afetar a gestante e a mãe que amamenta