Dieta muito famosa aumenta o risco do bebê ter má formação
De acordo com uma pesquisa, o risco de má formação do bebê aumenta em 30% quando esta dieta é feita
Uma pesquisa feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos e publicada na revista científica journal Birth Defects Research fez uma descoberta impressionante. De acordo com o estudo, realizar dietas com restrição de carboidratos, como Dieta Dukan ou Atkins, na gravidez, aumenta o risco do bebê ter má formações no tubo neural.
As má formações do tubo neural incluem uma série de problemas de saúde que o bebê pode vir a desenvolver ainda na gravidez. Alguns exemplos são espinha bífida, quando o fechamento da medula espinhal de um bebê no útero não acontece de forma adequada. E também anencefalia, que faz com que o bebê sobreviva apenas algumas horas após o nascimento ou já nasça morto.
Os problemas desta dieta ocorrem principalmente no início da gestação que é o período em que o tubo neural está se fechando. Também é no início da gravidez que muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas. Por isso, muitas podem realizar a dieta de restrição de carboidratos sem saberem que estão grávidas.
Restringir os carboidratos na alimentação durante a gestação aumenta o risco do bebê ter má formações porque a gestante acaba ingerindo menos ácido fólico. Isto acontece porque o ácido fólico é adicionado em farinhas, grãos e cereais, alimentos que são ricos em carboidratos e que costumam ser restringidos nestas dietas.
Segundo os pesquisadores, mulheres que restringiram os carboidratos de sua dieta durante a gestação, tiveram 30% mais chances de ter bebês com má formações no tubo neural.
A pesquisa contou com a participação de mais de 11 mil gestantes. Contudo, os pesquisadores acreditam que são necessários mais estudos sobre o assunto.
Confira aqui os cuidados que as gestantes devem ter na alimentação. E saiba mais sobre má formação do bebê na gestação aqui.