Saiba quando a barriga da grávida começa a aparecer
Confira a partir de qual semana aquele barrigão de grávida fica evidente
Você está grávida, mas ninguém percebeu? Tem mamãe que fica bem frustrada com isso e não vê a hora de sair desfilando um lindo barrigão! Mas, fique calma que é normal que demore um pouco para isso acontecer.
Tudo vai depender se essa é a sua primeira gravidez, do seu nível de gordura corporal e até da sua genética. Na primeira gestação, é comum que a barriga comece a aparecer apenas após a 16ª semana. Já quando a mulher passou por uma gravidez e está esperando um novo bebê, pode ser que as pessoas comecem a reparar antes disso. Uma vez que o útero já sabe que precisa se expandir para acolher o feto e, normalmente, os músculos abdominais da mãe estão mais frouxos do que na primeira gravidez, a barriga pode aparecer mais rápido.
O nível de gordura corporal também tem influência, quanto mais magrinha mais cedo você irá perceber algo diferente na região. Já as mães com bastante gordura abdominal costumam demorar mais, assim como aquelas que tem músculos bem definidos na região. “O útero começa a ser palpável no abdômen a partir da 12ª semana. Quanto à percepção de aumento da barriga é mais visível a partir da 20ª semana, mas pode variar de acordo com o número de gestações e o grau de obesidade da gestante”, explica o ginecologista obstetra Roberto Antonio de Araujo Costa, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho”.
Assim, de forma bem generalizada com 20 semanas as mamães já conseguem ver a tão sonhada barriguinha. Outros fatores também podem influenciar no tamanho dela, entre eles a retenção de líquido e os gases. É bem comum que a gestante acorde com um barrigão e ele vá diminuindo com o passar das horas. A posição do útero e casos de útero invertido também alteram o tamanho da barriga.
Contudo, vale lembrar que aquele barrigão não é sinônimo de uma gravidez saudável. O que determina uma boa gestação e a saúde do seu bebê é a altura uterina que é aferida pelo próprio médico, bem como outros exames que ele solicita para acompanhar a mamãe e o feto. Então, se a sua barriga ainda não apareceu, tenha calma que logo mais será difícil até disfarçá-la!