Saiba tudo o que o bebê faz dentro do útero
Ele chupa o dedo, soluça, dá cambalhotas e muitos mais, confira
A vida do bebê no útero é muito mais agitada do que as pessoas costumam imaginar. E isto é ótimo! “É importante lembrar que o movimento fetal é normal, saudável e não prejudica em nada o desenvolvimento da gravidez. Quanto mais ele mexe é sinal de que está bem, ativo e saudável”, conta a ginecologista e obstetra Daniela Maeyama do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.
A seguir confira todas as “estripulias” que o pequeno realiza dentro do útero:
Chupa o dedo e mantém bracinhos e perninhas ativos
Dentro do útero o bebê realiza alguns movimentos chamados de “atitude fetal”. “Entre esses movimentos destacam-se: flexionar braços e pernas, mexer a cabeça e, algumas vezes, o bebê pode colocar a mão na boca, o que no ultrassom pode parecer que ele está chupando o dedo. Os movimentos de sucção, que ocorrem quando o bebê coloca a mão ou dedo na boca, geralmente acontecem no final da 30ª semana”, afirma Daniela Maeyama.
Quando o bebê flexiona braços e pernas, a mãe pode sentir os chutes. “Movimentos menores, como abrir e fechar as mãos e dedos, nem sempre são percebidos pela mãe. Isso irá depender da posição do bebê no útero e da sensibilidade da gestante”, conta Daniela Maeyama.
Soluça
O bebê pode soluçar dentro do útero e isto é normal! “O soluço ocorre quando o bebê ingere muito líquido amniótico, o que irá encher seu estômago, irritando o nervo frênico (perto do estômago e do diafragma) e pode dar soluço”, diz Daniela Maeyama.
Abre e fecha os olhos
O bebê abre e fecha os olhos com frequência a partir do terceiro trimestre. “Quando está dormindo o bebê fica de olho fechado e quando está acordado ele costuma abrir e fechar os olhos”, conta Daniela Maeyama.
Brinca com o cordão umbilical
O bebê mexe no cordão umbilical, mas ele não tem ciência do que está fazendo. “Ou seja, ele mexe no cordão umbilical e até na placenta, mas não sabe o que está fazendo. Geralmente não causa nenhum problema”, diz Daniela Maeyama.
Gosta das batidas do seu coração
A partir da 28ª semana o bebê começa a escutar os sons do corpo da mãe, como as batidas do coração, barulhos da movimentação respiratória e até a voz da mãe (são os chamados sons do útero). O bebê também escuta seus movimentos dentro da bolsa amniótica. “Por estar habituado a esses barulhos durante a gestação, ao nascer e ouvir um barulho semelhante o bebê tende a acalmar, pois reconhece este som como familiar”, afirma Daniela Maeyama.
Dorme muito, mas acorda quando você come
O bebê passa grande parte do tempo dormindo. “No entanto, não é possível precisar quantas horas ele dorme diariamente. Quando a mãe se alimenta, o bebê costuma acordar, pois há movimento dentro da barriga”, conta Daniela Maeyama.
Gira e dá cambalhotas
Seu pequeno pode girar e dar cambalhotas! Esses movimentos são mais comuns no primeiro e segundo trimestre, quando ele ainda é pequeno e tem espaço no útero. “Geralmente até 32ª semana o bebê assume a posição do nascimento”, observa Daniela Maeyama.
Confira as mais fofas expressões do bebê dentro do útero: