Seu bebê pode mostrar se será destro ou canhoto ainda no ultrassom
E é possível ver esta preferência bem no início da gestação, saiba tudo sobre o assunto a seguir
Sempre foi dito aos pais que só é possível saber com certeza se o bebê será destro ou canhoto por volta dos dois ou três anos de idade. Contudo, uma pesquisa publicada na revista científica Elife e feita pela Ruhr University Bochum, na Alemanha, descobriu que é possível ver os sinais de que o bebê será destro ou canhoto ainda no útero! Mais precisamente antes das 13 semanas de gestação! Legal né?
Os pesquisadores notaram que ao contrário do que se acreditava, a preferência da pessoa pela mão direita ou esquerda não vem do cérebro, mas sim da medula espinhal! Os pesquisadores notaram que durante a oitava a décima segunda semanas de gravidez ocorreram mudanças acentuadas nas áreas da medula espinhal que controlam os movimentos de mãos e pernas e que já nesta fase era possível observar uma preferência pelo lado esquerdo ou direito.
Isto reforça algo que já havia sido observado em uma pesquisa dos anos 80, que observou que com 13 semanas de gestação já é possível notar se o bebê prefere chupar os dedos das mãos ou pés da direita ou da esquerda.
Então, se você está grávida, observe nos próximos exames de ultrassom se seu bebê tem preferência pelas mãos ou pés do lado direito ou esquerdo, isto já pode indicar se o pequeno será destro ou canhoto.
Mas por que é a medula espinhal e não o cérebro que irá determinar se o bebê é o canhoto ou destro? Bom, ocorre que já se sabe que os movimentos das mãos, braços e pernas são iniciados através de um sinal dado por uma área do cérebro chamada córtex. O córtex envia um sinal para a medula espinhal, que por sua vez traduz o comando em um movimento.
Contudo, neste início da gravidez, esta parte do cérebro ainda não está conectada com a medula espinhal. E mesmo assim os bebês apresentaram uma preferência pela direita ou esquerda. Por isso, os pesquisadores concluíram que quem determina esta preferência é a medula e não o cérebro!
Veja aqui outros sinais que o bebê dá após nascer de que será destro ou canhoto.