Cérebro da mãe cresce após a chegada do bebê, diz estudo
As áreas que mais crescem no cérebro da mãe estão ligadas a motivação materna e emoções
Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia descobriu algo muito interessante sobre o cérebro das mães. Os pesquisadores descobriram que o cérebro da mãe aumenta de tamanho após o nascimento do bebê, especialmente em áreas ligadas ao comportamento e motivação.
Os pesquisadores acreditam que mudanças hormonais logo após o parto, como aumento do estrogênio, ocitocina e prolactina, pode fazer com que o cérebro das mães seja capaz de aumentar de tamanho diante das necessidades do bebê.
Assim, os pesquisadores acreditam que a força que você encontra para cuidar do seu bebê, mesmo após horas sem dormir, pode estar ligada a esse aumento de algumas áreas do seu cérebro.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram por meio de ressonância magnética o cérebro de 19 mulheres antes e depois de se tornarem mães. E notaram que todas elas apresentaram um cérebro maior do que tinham antes do bebê nascer.
As áreas que cresceram estavam ligadas a motivação maternal, processamento de emoções e recompensas, integração sensorial e capacidade de raciocínio e julgamento.
As mães mais “babonas”, ou seja, aquelas que acham que seus bebês são os mais maravilhosos, perfeitos e fofos de todo o mundo, foram as que apresentaram o maior crescimento dos cérebros.
Os pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais estudos para entender exatamente porque o cérebro da mãe aumenta e sugerem que seria interessante realizar uma pesquisa com mães adotivas para observar se também há mudanças no cérebro.