Cinco atitudes que pioram as cólicas do bebê e você não sabia!
Algumas atitudes podem acabar piorando as cólicas do bebê e muitas pais sequer sabem quais são elas
As cólicas são um problema chato que boa parte das mamães e papais enfrentam nos primeiros meses dos bebês. Um dos motivos que fazem com que este incomodo ocorra é a imaturidade do sistema gastrointestinal e sistema nervoso central dos pequenos. “Como o processo de formação e funcionamento desses mecanismos ainda não está completo, ocorrem movimentos intestinais descoordenados que acabam provocando as dores”, explica o pediatra e neonatologista Jorge Hubermann.
Existem algumas atitudes que podem fazer com que o incomodo se intensifique em alguns bebês. Isto varia de criança para a criança, mas existem algumas atitudes que tendem a piorar o incomodo em muitos casos. Algumas dessas atitudes são conhecidas, como o fato da mãe que amamenta ou do bebê comer alimentos que aumentam os gases, mas outros pouca gente sabe.
Confira a seguir algumas atitudes que pioram as cólicas do bebê e que você provavelmente não sabia:
Mãe que amamenta exagerar do chá e/ou café: Estas duas bebidas, quando ingeridas em excesso, podem acabar favorecendo o incomodo nos pequenos. Se seu filho estiver sofrendo este incomodo e você tem este hábito, vale testar tirar estas bebidas por alguns dias para ver como o pequeno reage.
Mãe que amamenta comer muita cebola e cenoura: Isto porque estes dois alimentos têm maiores chances de irritar o bebê. Também vale falar com o pediatra sobre esta questão.
Mãe que amamenta ingerir leite e derivados: Há a possibilidade do bebê tem intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca. Converse com o pediatra do pequeno sobre esta questão caso ele esteja com muitos incômodos.
Estimular demais o bebê: atitudes como tirar e colocar o bebê no berço frequentemente podem acabar piorando as cólicas. O ideal em um episódio de incomodo, por exemplo, é mantê-lo em um lugar só, como por um tempo maior no colo.
Alimentar os pequenos em excesso: Quando o bebê ingere leite demais ele pode acabar tendo maior desconforto. Portanto, é interessante tentar aguardar ao menos duas horas entre as mamadas, mas é claro que se o pequeno estiver com fome antes disso o peito deve ser oferecido.
Fontes consultadas:
Academia Americana de Pediatria
Serviço Nacional de Saúdo do Reino Unido