Veja 6 alimentos que a grávida come e que ajudam o bebê
Confira como a alimentação das gestantes pode interferir no desenvolvimento do bebê
Durante a gravidez, a nutrição da mamãe influencia diretamente na saúde do bebê. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a alimentação nesse momento e priorizar os grupos alimentares que são essenciais para o desenvolvimento do feto. “Todas as vitaminas e sais minerais são necessários para uma gravidez saudável, alguns devem ser conseguidos pela dieta e outros com suplemento vitamínico-mineral como ferro e ácido fólico”, ensina a nutricionista Regina Esteves Jordão, professora da Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).
Veja uma lista do que a gestante deve incluir no cardápio:
Frutas e Legumes
Comidinhas naturais sempre são uma boa pedida quando pensamos em melhorar a saúde. Então, abuse de frutas, verduras e legumes. Eles proporcionam nutrientes essenciais para o organismo das gestantes e para os bebês. “Estes alimentos possuem fibras solúveis e insolúveis, vitaminas e sais minerais”, afirma o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Peixes
Rico em ômega 3, os peixes ajudam na formação e proteção do aparelho visual do feto e ainda diminuem o risco de diabetes gestacional. Os médicos recomendam a ingestão de 300 a 400 gramas de peixes por semana e a forma de preparo mais indicada é cozinhá-los.
Cereais
Ao consumir cereais prefira sempre as versões integrais de arroz, centeio, cevada, milho, trigo e aveia. “Assim não há uma liberação rápida de açúcar no organismo evitando picos glicêmicos, o que diminui as chances de diabetes gestacional”, alerta Ribas Filho.
Vitamina C
São essenciais para fortalecer o sistema imunológico. Dentre os alimentos ricos em vitamina C estão: frutas cítricas (laranja, abacaxi, kiwi), morango, tomate e maracujá, por exemplo.
Cálcio
Fundamental na formação óssea, é possível encontrar boas concentrações de cálcio em alimentos como: verduras de folhas verde escura, leite, queijos e bebidas fortificadas com cálcio.
Potencialize a suplementação!
Durante a gravidez, alguns nutrientes normalmente são suplementados. Os mais comuns são o ácido fólico e o ferro. Mesmo assim, uma boa alimentação vai ajudar a potencializar a quantidade e a absorção dessas substâncias pelo organismo.
O ácido fólico pode ser encontrado em folhagens verde-escuras, ovos, gérmen de trigo e no fígado – alimento que contém a maior concentração desse ácido. Já a principal fonte de ferro são as carnes vermelhas. Verduras de folhas verde escuras, ovos e leguminosas também contém ferro. Porém, nesses casos, para estimular a absorção do nutriente pelo organismo é preciso associar o consumo a ingestão de alguma fonte de vitamina C, um copo de suco de laranja, por exemplo.