Menino de um ano e nove meses morre após engasgar com pirulito
O menino de apenas um ano e nove meses não resistiu após ter engasgado com o pirulito, caso ocorreu em Minas Gerais
Um menino de apenas um ano e nove meses faleceu após ter engasgado com um pirulito. O triste caso ocorreu em Montes Claros, Minas Gerais. O pequeno Lucas Gabriel de Oliveira chegou a ser levado a dois hospitais, mas não resistiu e faleceu.
De acordo com a família em relato ao portal G1, o pequeno estava em casa quando um de seus três irmãos lhe deu o pirulito que estava em uma sacolinha de lembrancinha de aniversário de um primo.
A criança começou a engasgar com o pirulito e foi até sua mãe. De acordo com a tia da criança, Fernanda Ribeiro da Silva, a mãe conseguiu retirar o cabinho, mas a bolinha do pirulito continuou na garganta da criança.
O marido de Fernanda ainda tentou desengasgar o sobrinho, mas não conseguiu. Ele então levou a criança a um posto policial localizado na rua da casa da família. Ao chegar no local, a criança já estava inconsciente. Os policiais colocaram o bebê em uma viatura e foram até o Hospital Aroldo Tourinho. Neste hospital, a criança recebeu os primeiros atendimentos e depois foi transferida pelo SAMU para a Santa Casa da cidade.
O esposo de Fernanda tentou desengasgar o sobrinho e pediu ajuda em um posto policial que fica na rua da casa da família. Segundo o boletim de ocorrência, o menino não conseguia falar e estava desfalecido. Ele foi colocado em uma viatura da Polícia Militar e foi encaminhado para o Hospital Aroldo Tourinho, onde recebeu os primeiros atendimentos.
A criança já chegou a Santa Casa respirando com a ajuda de aparelhos e acanou falecendo na própria segunda-feira (20/01), horas após ter engasgado. “A criança foi submetida a uma broncoscopia para retirada do corpo estranho, sendo necessário a realização de traqueostomia. Após procedimento, a criança manteve-se em estado gravíssimo e com sinais de choque. O paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória não responsiva às manobras de ressuscitação”, disse a nota da Santa Casa. A criança faleceu às 20:48.
Este triste caso mostra o risco de doces como pirulitos e balas para crianças pequenas. Aliás, qualquer alimento pequeno, como uvas inteiras, tomatinho cereja, salsicha coquetel ou pedaços de salsicha, amendoim, entre outros, apresentam riscos para crianças menores de cinco anos e não devem ser oferecidos a esses pequenos. Saiba o que fazer quando uma criança pequena engasga.