Menina ganha “boneca que a representa” e tem reação encantadora
A menina nunca teve uma boneca com características parecidas com as dela
Lindsay Filcik é mãe de uma menina bem especial. A pequena Ivy nasceu com Síndrome de Down. De antemão, a falta de representatividade de crianças especiais foi algo que sempre a incomodou. Ao passo que a indústria de brinquedos não oferece tantas opções para esse setor, a mamãe foi surpreendida.
Afinal, ela encontrou uma boneca bem parecida com a filha. Imediatamente, Lindsay não teve dúvidas e comprou o brinquedo. Logo, ela percebeu que não poderia ter feito melhor escolha! Ivy ficou simplesmente encantada com sua nova “filhinha”.
Além disso, a mamãe aproveitou para compartilhar um lindo registro da garotinha com sua nova boneca. Juntamente com a foto, Lindsay fez uma reflexão sobre a representatividade. O post, rapidamente, viralizou na internet.
“Hoje, vou compartilhar algo que se tornou extremamente importante para mim. Representatividade. Acima de tudo, todo ser humano merece ver alguém que se pareça com ele em filmes, comerciais e brinquedos. Contudo, infelizmente, por muito tempo isso não aconteceu.
Imagine ser uma criança com deficiência e tudo o que você vê são crianças normais e saudáveis. Que mensagem isso lhe passa? Que você é ‘anormal’. Em outras palavras, que não é digno de ser mostrado ao mundo.
Enfim, o que posso fazer? Deixe as marcas saberem que você aprecia a inclusão e o quanto acredita que elas precisam mudar. Compre itens inclusivos para crianças saudáveis também. Definitivamente, a representatividade é importante”, escreveu Lindsay.
A mamãe compartilhou o texto em sua conta no Instagram. Bem como incluiu a foto da filha e de outras crianças especiais. Eliza, por exemplo, é uma das amigas de Ivy. Ela tem espinha bífida e ganhou uma boneca com muletas e botinhas ortopédicas. Enquanto, Stella agora tem uma Barbie que, assim como ela, usa cadeira de rodas.
De acordo com Lindsay, a postagem surtiu efeito. “Muitos pais de crianças sem deficiência me disseram que vão incluir esse tipo de bonecas na lista de Natal dos filhos. E eles nunca tinham pensado nisso antes”, orgulha-se a mãe.