Professor, que foi membro de gangues no passado, vira o “Mestre do Ano”
O professor tem uma linda história de superação e usa seu próprio exemplo para ajudar os alunos
Darrion Cockrell é um professor que sentiu na pele o poder da educação na vida das pessoas. Afinal, ao longo de sua adolescência ele era membro de uma gangue de rua.
Porém, de acordo com Cockrell, seus antigos professores foram fundamentais para que ele chegasse tão longe. Atualmente, ele dá aulas de educação física em um colégio em Missouri, Estados Unidos.
Todos os anos, o local elege o “Mestre do Ano”. O título homenageia o melhor docente do período. Por isso, se tornou um prêmio bem aguardado pelos professores. Assim, na edição de 2020, Darrion Cockrell foi o escolhido!
“Definitivamente, eu ainda não consigo acreditar. Só em ter um emprego já é algo que agradeço muito. De onde vim, as pessoas não tinham nem ao menos um emprego”, afirmou em entrevista ao Good Morning America.
Filho de um traficante e de uma viciada em drogas, Cockrell foi criado pela avó quando criança. Logo depois acabou se envolvendo com membros de uma gangue do bairro em que viviam.
“Eu não me importava com livros e estudo. Por outro lado, eu precisava ir para casa para descobrir se tinha o que comer, por exemplo”, relembra
Na adolescência, se meteu em muitos problemas. Com isso, a avó perdeu sua custódia, bem como a de seus irmãos. Dessa forma, Cockrell seria encaminhado para um orfanato distante. Antes que isso acontecesse, seus professores decidiram intervir.
“O diretor e alguns professores foram até o tribunal e lutaram para que eu ficasse. Além disso, minha professora do ensino fundamental me buscava todos os dias no abrigo e me levava para a escola. Ou seja, ela praticamente foi minha mãe por meses”, ressalta.
Ao passo que Cockrell se destacava nos esportes, o treinador de futebol da escola e sua esposa conseguiram sua guarda provisória. Na época, ele estava terminando a 7ª série.
“Minha vida mudou completamente. Eles me proporcionaram muitas oportunidades e recursos. Eu faria qualquer coisa para ter certeza de que mudaria a trajetória da minha vida. Assim também teria o impacto de fazer o mesmo pelos outros”, avalia.
Sem hesitar Cockrell se tornou um educador físico. Apelidado de “Sr. DC”, pelos alunos e colegas de trabalho, ele criou alguns cursos bem diferentes. Seu principal objetivo é integrar as famílias e as crianças nas atividades dentro da escola.
Como resultado, ele foi eleito o Mestre do Ano de 2020 do Estado de Missouri. Desde 2015, nenhum homem tinha levado o prêmio.
“Os professores foram capazes de ajuda-lo ao longo de sua jornada. Em contrapartida, ele é incrível em construir relacionamentos. Acho que a razão para isso é que ele é real e genuíno. As crianças percebem isso”, conclui Dra. Charity Schluter, diretora da escola.