Recém-nascido com 30 horas de vida é diagnosticado com coronavírus
O recém-nascido é filho de uma mulher que havia sido diagnosticada com o coronavírus, entenda
Um recém-nascido da cidade de Wuhan na China foi diagnosticado com o coronavírus com apenas 30 horas de vida. O bebê nasceu em Wuhan no último domingo (02/02). A mãe do pequeno já havia sido diagnosticada com o coronavírus quando ainda estava grávida. Não foi revelado o sexo do bebê.
Os médicos revelaram que o caso deste bebê levantou a hipótese do coronavírus também poder ser transmitido de mãe para filho. “Isto nos fez ficar atentos também para outra nova potencial rota de transmissão do coronavírus, de mães para seus bebês”, afirmou o Dr. Zeng Lingkong, médico chefe do Departamento de Medicina Neonatal do hospital pediátrico em que o bebê está internado em entrevista para a imprensa local.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital em que o bebê está internado, o pequeno está sendo monitorado de perto e sua condição é estável no momento.
Este é o segundo bebê diagnosticado com coronavírus no Hospital Infantil de Wuhan. Um outro bebê de 17 dias recebeu o diagnóstico da doença. Ele nasceu saudável no dia 13 de janeiro, de acordo com o hospital, os pais contrataram uma babá que dias depois acabou sendo diagnosticada com o coronavírus.
O bebê em questão contraiu a doença e pouco depois a mãe dele também foi diagnosticada com o coronavírus. Ambos estão internados no hospital para tratamento. Os médicos ainda não conseguiram descobrir se o bebê contraiu o coronavírus de sua mãe ou de sua babá. Um outro bebê nasceu de uma mãe que estava sob suspeita de coronavírus, mas este pequeno, felizmente, não foi diagnosticado com a doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus causa doenças respiratórias, ele pertence a família viral que é conhecida desde 1960. Geralmente, os vírus desta família causam doenças respiratórias leves e moderadas. Contudo, este novo tipo de vírus que se originou na China está causando problemas respiratórios muito mais graves.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, não se sabe exatamente como este vírus está se disseminando de pessoa para pessoa. Os principais sintomas deste novo vírus são febre, tosse e dificuldade para respirar.
Os métodos para prevenir este vírus são semelhantes aos da gripe. Eles envolvente higienizar as mãos com frequência, especialmente antes de consumir um alimento, cobrir o nariz e a boca antes de espirras e tossir e também não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas.