Cena de parto normal em O Outro Lado do Paraíso gera polêmica: ‘errado’
“Mostra exatamente como um parto normal não deve ser”, disse uma doula sobre a cena de O Outro Lado do Paraíso
Na última terça-feira (20/03), foi ao ar em O Outro Lado do Paraíso a cena do parto da personagem Suzy (Ellen Roche). Suzy deu à luz por meio de um parto normal, porém, a maneira como este parto foi retratado acabou gerando grande polêmica na web.
Isto porque muitos profissionais da área da saúde consideraram que o parto normal foi retratado com uma série de erros na novela.
A doula Jéssica Mendes inclusive decidiu apontar quais foram os sete erros do parto de Suzy . Confira o que ela falou sobre o assunto em suas redes sociais, a seguir:
“Partos da ficção costumam mostrar exatamente COMO NÃO DEVE SER um parto normal. Na novela ‘O outro lado do Paraíso’ foi mostrado uma cena de parto e eu fiz um JOGO DOS SETE ERROS: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1- A moça entrou em trabalho de parto do NADA. Esse é um mito bem comum de partos da ficção. Mas na realidade o parto normalmente não se inicia do nada. O corpo vai mandando sinais horas, dias ou até semanas antes. De modo geral, as contrações começam curtas e espaçadas e vão ficando mais longas e vindo em intervalos menores. Não precisa correr pro médico na primeira contração!
2- A personagem já chegou na maternidade com soro na veia. A mulher deve ter liberdade para beber água, suco, chás e comer comidas leves durante todo o processo. Sendo assim, o soro é um incômodo desnecessário.
3- Posição ginecológica, é a pior posição para parir, a menos que seja uma escolha da mulher. O ideal é que a mulher adote posições verticais, com a pelve livre e a gravidade atuando, ajudando na descida do bebê. A mulher deve ter liberdade de movimentação no trabalho de parto e deve escolher a posição que deseja parir.
4-Qual a necessidade de tanto aparelho ligado a essa mulher? Existem outras formas de monitoramento do bem estar materno e fetal.
5- A frase do médico “A abertura é estreita, mas a gente já alargou um pouco”. Da até arrepio. O canal vaginal é composto por músculos que se alongam pra passagem do bebê. Não tem que alargar nada! Se ela estivesse agachando, se movimentando, o parto aconteceria com muito mais facilidade!
6-Não teve contato pele a pele. O bebê deve sair direto para o colo da mãe. Os primeiros cuidados podem ser feitos no colo da mãe. Esse contato nos primeiros minutos de vida é de extrema importância.
7- Bebê foi direto pro berçário. Se está tudo bem com ambos, então o bebê deve permanecer com a mãe. O alojamento conjunto aumenta as chances de sucesso na amamentação, reduz índices de infecção hospitalar cruzada, reduz ansiedade da mãe, aumenta o vínculo entre mãe e filho, entre outras vantagens”.