Vídeos de Parto normal: Veja como realmente é
O parto normal proporciona uma série de benefícios para a mãe e o bebê. Mas também gera muitas dúvidas, especialmente entre as futuras mamães. Assistir a vídeos de diferentes tipos de partos normais pode ser uma boa maneira de esclarecer algumas das dúvidas sobre este assunto. Confira a seguir vídeos de parto normal que mostram todas as fases do nascimento e saiba tudo sobre.
Vídeos de parto para te preparar para este momento mágico
A seguir, confira ótimos vídeos de partos normais e depois saiba mais sobre este assunto:
Parto normal hospitalar
Parto normal hospitalar
Parto normal sem anestesia
Parto natural após cesárea
Parto natural na água e domiciliar
Esclareça a seguir as principais dúvidas sobre o assunto:
Quais os tipos de parto normal?
Este nascimento pode ocorrer de diferentes formas, como você viu nos vídeos acima. Quando o parto normal ocorre sem anestesia e sem outros procedimentos médicos, como episiotomia, entre outros, trata-se do parto natural.
Já quando o parto possui algum tipo de interferência como a anestesia ou algum procedimento, então é o parto normal.
O parto normal também pode ser hospitalar ou domiciliar. Parto normal hospitalar é aquele que ocorre no hospital. Enquanto o parto normal domiciliar é aquele feito em casa com a orientação de uma equipe de profissionais de saúde.
O parto natural pode ocorrer de diversas maneiras, sendo que uma delas pode ser na água, conforme você pode ver em um dos vídeos.
Outro termo muito utilizado é o parto VBAC (vaginal birth after ceserean – parto vaginal após uma cesárea, em tradução livre). Este termo se refere ao parto normal que ocorre após a mulher ter passado por uma cesárea.
Quais são as vantagens do parto normal?
Este parto possui uma série de benefícios para a mãe e o bebê quando comparado a uma cesárea desnecessária. Para o bebê, nascer desta forma o ajuda a respirar melhor isto porque o processo de passagem pelo canal vaginal contribui para que o pequeno consiga colocar para fora todo o líquido dos pulmões.
Desta forma o bebê nasce respirando melhor. “O trabalho de parto é o processo final de amadurecimento pulmonar”, constata a médica Carmen Simone Grilo, professora do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Além disso, durante o parto normal a mulher libera o hormônio ocitocina que acalma o bebê.
Quanto à mamãe, os benefícios também são diversos. A recuperação da mulher no pós-parto normal é muito mais rápida. O leite materno também desce mais rápido quando o parto é normal e o risco da mulher contrair infecções também é menor. Saiba mais sobre os benefícios do parto normal.
Como é a dor do parto normal?
A dor do parto normal pode ser dividida em três fases: dilatação, expulsão do bebê e a expulsão da placenta. A primeira fase consiste em contrações rítmicas. “A contração é uma sensação de pressão que se inicia na região lombar, é semelhante à cólica menstrual”, explica a ginecologista obstetra Helaine Milanez, médica associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Inicialmente essas contrações são mais fracas e espaçadas e conforme o parto evolui e a dilatação aumenta essas contrações ficam mais fortes e com um espaço de tempo mais curto entre elas.
Quando a dilatação está completa, começa a fase de expulsão. Neste momento a mulher sente uma pressão porque a cabeça do bebê está fazendo pressão nos órgãos pélvicos e isto causa a dor. Esta fase dura entre 20 e 40 minutos, geralmente, e termina com o nascimento do bebê. Por fim há a expulsão da placenta que consiste em uma cólica muito mais fraca e que certamente é algo muito menor quando comparada às outras duas fases.
É importante lembrar que a mulher não precisa sentir a dor do parto caso não queira. Existem alternativas não medicamentosas e também analgesias que podem fazer com que a mãe sinta menos dor e até mesmo não sinta dor nenhuma. Veja quais as maneiras de aliviar a dor do parto normal.
Quais as fases do parto normal?
Este tipo de parto possui três estágios. O primeiro estágio é o da dilatação do colo do útero. Esta fase vai até a mulher dilatar 10 centímetros. O segundo estágio é o da expulsão, começa logo após a mulher alcançar os 10 centímetros de dilatação e vai até o nascimento do bebê. E o terceiro estágio é a saída da placenta. Veja mais detalhes sobre estas fases do parto normal.