Confira os sinais de que a mãe entrou em trabalho de parto
Veja os principais sintomas que indicam que a mãe está entrando em trabalho de parto
A ansiedade pela chegada do bebê fica cada vez mais intensa ao passo que a mãe se aproxima do final da gestação. E quando se trata da primeira gravidez tudo é novo, então a mulher pode ficar sem saber quando o trabalho de parto vai começar.
É bom que a mamãe entenda que o parto normal divide em três fases. Nenhuma delas tem um período padrão ou pré-estabelecido, tudo vai depender da individualidade e das características anatômicas de cada mulher.
Fase Latente
Geralmente, é a fase mais longa do parto, já que os primeiros centímetros de dilatação são os que mais demoram para ocorrer. É comum a mulher sentir a barriga dura e desconfortos na pelve ou na lombar. A dor nesse caso é cíclica e suportável para mamãe.
Dependendo da saúde da gestante e do bebê, os médicos recomendam que ela fique em casa. É importante estar bem confortável e hidratada. Por isso, muitas vezes a grávida vai até a maternidade e logo é dispensada. Isso indica que ainda não há dilatação suficiente para que ela passe para a fase seguinte do parto.
Fase Ativa
As dores começam a ficar mais intensas e as contrações são constantes. Na fase ativa, as mulheres costumar dilatar até 1 centímetro por hora. Esse é o momento de ficar bem atenta ao intervalo das contrações. “A contração é uma sensação de pressão que se inicia na região lombar, duas a três no período de dez minutos é um sinal de que o bebê irá chegar”, conta a ginecologista obstetra Helaine Milanez, médica associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Período Expulsivo
Costuma ser mais rápida e é o momento final do nascimento. Nessa fase, a gestante já deve estar internada, caso opte por um parto em maternidade ou hospital. A mulher passa a sentir uma necessidade quase que incontrolável de fazer força para empurrar o bebê.
Outros sinais que devem ser observados
Também existem outros sintomas que podem indicar que a mulher está em trabalho de parto. “A saída do tampão mucoso, que bloqueia o útero e evita a entrada de bactérias vaginais, é um deles. Ele tem aspecto semelhante a clara de ovo. A ruptura da bolsa é outro sinal de que o momento do nascimento se inicia”, explica a médica Carmen Simone Grilo, professora do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Quando a grávida sentir algum desses sinais, bem como qualquer tipo de sangramento, a recomendação é entrar imediatamente em contato com o médico. Apenas a equipe que está acompanhando a gestante de perto poderá orientá-la se já é hora de correr para o hospital ou se ela pode ficar em casa.
Conheça também os sinais que o trabalho de parto está próximo