Dicas para aliviar a dor do parto normal
Conheça os métodos não farmacológicos para diminuir a dor do parto normal
A dor do parto normal pode diminuir consideravelmente com algumas atitudes. O ambiente no qual a mulher está influencia no desconforto. É importante que o local onde a parturiente está seja acolhedor e proporcione privacidade, segurança e liberdade a ela.
Além disso, alguns métodos não farmacológicos também são eficientes na diminuição do desconforto. “A dor é manejável com banhos e massagens”, constata a médica Carmen Simone Grilo, professora do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A parturiente também pode manter-se ativa por meio de caminhadas ou ficando sentada na bola de pilates e realizando a rotação pélvica, movimentos feitos sempre sob a orientação de um profissional de saúde.
As atitudes durante a gestação também fazem toda a diferença. Realizar caminhadas, ioga, alongamento, hidroginástica e ficar de cócoras em casa preparam a musculatura da vagina e pélvis para o parto.
Caso nenhuma dessas alternativas funcione, ainda há a opção da analgesia. Existem dois tipos, a raquianestesia e a peridural. A primeira é utilizada quando a dor da mulher está muito intensa, pois tem um efeito imediato. Ela dura apenas uma hora, portanto para evitar que seu efeito passe no meio do parto, a raquianestesia costuma ser combinada com a peridural. Já a peridural demora um pouco mais para agir, contudo seu efeito dura por um período maior.
Em ambos os casos, é utilizado uma dose menor de anestésico do que na cesárea. De modo que a parturiente apenas deixa de sentir dor, mas continua com os movimentos nas pernas. Para saber qual é a hora certa de fazer força, a mulher sob efeito de analgesia precisará de orientação médica.
Outra questão da analgesia é que o trabalho de parto costuma ficar um pouco mais lento, podendo haver a necessidade de mais intervenções. Além disso, há o risco dos anestésicos surtirem efeito no bebê que pode ter uma diminuição dos reflexos nas primeiras horas após o nascimento.
Saiba mais sobre a dor do parto normal aqui.