Estudo: como cesárea está mudando os corpos das mulheres pra sempre

Bruna Stuppiello

Uma pesquisa afirma que a cesárea está causando uma grande mudança no corpo das mulheres, entenda

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Uma pesquisa da Universidade de Viena, na Áustria, fez uma descoberta muito curiosa e polêmica sobre a cesárea. De acordo com os pesquisadores, o maior número de cesáreas que tem ocorrido nas últimas décadas está fazendo com que cada vez mais nasçam mulheres com a pélvis, ossos localizados na região dos genitais, mais estreita.

“Nós notamos que a taxa de desproporção céfalo pélvica, em que o tamanho da cabeça do bebê não é compatível com a passagem do canal de parto, tem aumentado nas últimas décadas e queríamos entender o motivo. Ocorre que sem a cesárea, há 100 anos ou mais, mulheres com a pélvis estreita não iriam sobreviver ao parto. Mas hoje, elas sobrevivem e passam esses genes para suas filhas”, disse o autor do estudo Dr. Philipp Mitte, membro do departamento de Biologia Teórica da Universidade de Viena.

Assim, de acordo com os pesquisadores, devido à maior quantidade de cesáreas que têm ocorrido nos dias de hoje, cada vez mais mulheres têm nascido com a pélvis mais estreita.

Dúvidas sobre os dados

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

A descoberta dos pesquisadores foi feita após uma análise matemática da quantidade de partos cesáreas que foram realizados devido à desproporção céfalo pélvica nas últimas décadas.

Contudo, estes dados têm sido questionados por outros profissionais da área da saúde. Isto porque de acordo com eles não é possível ter certeza sobre duas questões. Primeiro, não é possível saber se o maior número de partos cesárea feitos com o argumento de que havia desproporção céfalo pélvica realmente ocorreram devido a este problema, isto porque atualmente muitos médicos se utilizam deste argumento para realizar uma cesárea apenas porque não querem fazer o parto normal. Ou seja, alguns médicos dizem que há a desproporção céfalo pélvica, quando a mulher na realidade não tem esse problema e poderia ter feito um parto normal.

Outro ponto levantado pelos profissionais da área da saúde é que outros fatores podem ter feito uma maior quantidade de mulheres precisarem de cesárea atualmente, como o fato de muitas mulheres terem filhos em idade mais avançada hoje em dia. E com a idade mais avançada há maiores riscos no parto e as chances de se precisar de uma cesárea aumentam.

Enfim, apesar de se tratar de dados interessantes, ainda é preciso analisar mais este assunto para entender se realmente é o parto cesárea que está causando mudanças nos corpos das mulheres ou não.

Entenda os riscos da cesárea agendada aqui.

Compartilhe essa notícia