Veja o que é importante levar para maternidade
Entenda quais são os itens indispensáveis para a mãe colocar na bolsa da maternidade
Uma das maiores dúvidas quando se aproxima o parto é em relação à bolsa de maternidade. Afinal, o que levar para a maternidade? Colocar coisas demais pode atrapalhar a praticidade. Já incluir itens de menos pode ocasionar em correria para providenciar o que falta. Por isso, é importante ficar por dentro do assunto para não ser pega desprevenida e ter tudo o que precisa para uma estadia pós-parto tranquila no hospital.
Embora tenham noção de quando o bebê pode nascer, é sempre bom os pais estarem prevenidos e com tudo pronto para a chegada do novo integrante da família. Sendo assim, as bolsas de maternidade, tanto da mamãe quanto do pequeno, devem estar prontas.
Quando a gestante se aproxima das últimas semanas de gravidez, é importante organizar os objetos e deixar tudo “no jeito” para ir à maternidade assim que necessário. Até porque alguns itens são indispensáveis para as mamães logo que o pequeno nasce, mas pouco comuns no dia-a-dia das mulheres.
Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas com o que levar na bolsa de maternidade para que você tenha tudo à mão quando mais precisar. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?
Quando montar a bolsa de maternidade
A montagem da bolsa de maternidade deve ser feita com certa antecedência. Isso porque o bebê pode nascer antes do que se espera. Para não pegar você desprevenida, o ideal é deixar tudo pronto por volta do sétimo mês de gravidez, como sugere a baby planner Danielle Cogo, da empresa Assessoria Mamãe.
Assim, você poderá ficar tranquila em relação a essa questão e pode aproveitar o finalzinho da gestação sem essa preocupação extra. Além disso, terá tempo de acrescentar algo de que tenha se esquecido. É importante se lembrar de que todos os itens devem estar devidamente lavados e higienizados, como roupas, mantas, lençóis, peças íntimas, entre outros.
O que considerar ao montar a bolsa de maternidade
Antes de sair colocando tudo da lista dentro da mala de maternidade, é fundamental considerar alguns pontos. Isso fará com que a bolsa seja o mais completa possível, sem exageros e sem faltar nada durante a estadia na maternidade.
Clima
Em qual estação do ano o bebê nascerá e como é o clima na cidade? De nada adiantará levar várias roupas de frio, se estiver calor — e vice-versa.
Algumas regiões do país são bem imprevisíveis. Em um dia, pode amanhecer quente, no outro, com um ventinho gelado. Sendo assim, considere já deixar prontos alguns kits com roupas tanto de calor quanto de inverno e meia-estação.
Tempo de internação
Geralmente, o tempo de internação varia de um a dois dias para parto normal e de dois a três dias para cesárea. Dessa maneira, é interessante montar a mala de maternidade pensando no máximo de dias em que poderá permanecer no hospital. Dessa maneira, você não será pega desprevenida com a falta de peças.
Lista da maternidade
Algumas maternidades oferecem uma lista com sugestão de itens que os pais devem levar para o momento do parto, como produtos de higiene pessoal para mamãe e filho, número de peças de roupas para o bebê, etc. Portanto, confira com o hospital em que acontecerá o parto se há essa lista, pois ela dará uma boa noção do que levar.
Conforto
Apesar de muito lindos, alguns tipos de roupas podem não ser tão confortáveis para o bebê e para a mamãe. Rendas, babados, bordados e outros tipos de ornamentos podem incomodar nesse momento. Por isso, prefira sempre peças bem confortáveis e aconchegantes.
Praticidade
No pós-parto, tudo o que os pais mais querem é curtir o bebê. Sendo assim, quanto mais prática for a bolsa de maternidade, melhor. Para isso, veja algumas sugestões:
- deixe as mudas de roupas separadas em kits, dentro de saquinhos de tule, para facilitar na hora em que a enfermeira buscar o bebê para o banho;
- separe um saquinho para roupas sujas e outro para chinelos sujos, a fim de não misturar com as peças limpas;
- separe a sua necessaire de higiene da do bebê.
O que levar na bolsa de maternidade do bebê
São tantas coisas para levar para a maternidade que os papais podem ficar até perdidos, não é mesmo? A seguir, confira uma lista do que colocar na mala do bebê, segundo a baby planner Danielle Cogo:
Roupas
- 6 macacões;
- 6 bodies;
- 6 calças;
- 3 casaquinhos;
- 1 muda de roupa para a saída da maternidade;
- 4 pares de meia;
- 4 pares de luvas;
- 1 touca;
- 3 pares de sapatinhos, caso o macacão não tenha pé.
Outros itens
- 6 paninhos de boca;
- 1 cortador de unha de bebê;
- 1 creme para assaduras;
- 1 pacote fraldas descartáveis RN e 1 pacote de fraldas P;
- 1 sabonete líquido para recém-nascido, que possa ser usado da cabeça aos pés.
Aqui, a dica de ouro é: levar peças de tamanhos RN e P, pois nunca se sabe qual será o tamanho do bebê e o que servirá melhor. Além disso, algumas maternidades não recomendam faixas e acessórios para cabeça do recém-nascido, exceto a touca.
Porém, se você gosta e quer usar essas peças para tirar as fotos, escolha as que não apertem e nem incomodem o bebê. Faixas apertadas e com detalhes que incomodam podem irritar o recém-nascido e prejudicá-lo.
O que levar na bolsa de maternidade da mamãe
Para que você tenha tudo o que precisa na maternidade, convidamos a coach de gravidez Viviane Paulucci para elaborar uma lista completa. Veja as sugestões dela!
Roupas
- pijamas ou camisolas com aberturas frontais: eles facilitam bastante na hora de amamentar o bebê;
- calcinhas: prefira aquelas que vão deixar você mais confortável no pós-parto, de forma geral, as de tecido firme e com a cintura alta;
- sutiãs para a amamentação: esses modelos têm uma espécie de bolsinho na frente, que pode ser aberto na hora da amamentação, deixando tudo mais fácil para alimentar o pequeno;
- meias: se for dar à luz em épocas de frio, podem ajudar a manter você aquecida;
- chinelo e pantufa: opte por modelos confortáveis e seguros;
- muda de roupa: já deixe a roupa com que vai sair da maternidade dentro da sua mala;
- cinta pós-parto: caso seu médico recomende o uso;
- robe ou penhoar: apesar de ser um item totalmente dispensável, um robe pode deixar a mamãe mais confortável na hora de receber as visitas. Se estiver frio, aposte nos feitos com tecidos mais quentinhos, como plush ou fleece.
Higiene pessoal
- sabonete;
- shampoo;
- condicionador;
- hidratante;
- escova de dente;
- creme dental;
- fio dental;
- escova de cabelo;
- álcool em gel;
- maquiagem;
- produtos de skincare, caso use, como sabonete facial, hidratantes, cremes, etc.;
- acessórios para cabelo: elásticos, grampos e presilhas podem ajudar se o cabelo estiver incomodando;
- absorventes: é comum que as mulheres tenham sangramentos após dar à luz, independentemente do tipo de parto. Assim, é bom levar pelo menos uma caixa de absorvente para a maternidade — opte pelos de uso noturno ou específicos de pós-parto para conter o fluxo.
Outros itens
- conchas de amamentação ou protetores para o seio;
- almofada de amamentação;
- secador de cabelo portátil, caso a maternidade não ofereça;
- lembrancinha;
- enfeite de porta.
Documentos
- RG;
- carteirinha do SUS ou do plano de saúde;
- cartão de gestante.
Eletrônicos
Geralmente, esses itens são de uso no dia a dia, por isso, pode ser que não dê para colocá-los na mala com antecedência. Entretanto, deixe uma listinha com o nome desses objetos junto à bolsa de maternidade. Assim, na hora que precisar ir ao hospital, você ou o acompanhante se lembrarão de pegá-los.
- celulares e tablets;
- câmeras fotográficas;
- carregadores;
- adaptadores de tomadas.
O que o acompanhante deve levar
Não é incomum os casos em que a ida à maternidade acontece às pressas. Nessas horas, os papais não têm cabeça para pensar em tudo o que se deve levar, incluindo as coisas para o acompanhante. Geralmente, só se lembram da bolsa de maternidade para a mamãe e o bebê, não é mesmo?
Por isso, para que vocês não sejam pegos desprevenidos, veja alguns itens importantes para não se esquecer:
- blusa de frio;
- RG;
- dinheiro trocado (pode ser que a cantina ou lanchonetes próximos não aceitem cartão);
- necessaire com produtos de higiene pessoal, como escova de dentes;
- lanche;
- troca de roupa;
- pijama, se for dormir no hospital.
Dicas extras do que levar para a maternidade
Apesar de não ser exatamente algo para se levar na bolsa de maternidade, um item indispensável para ir embora da maternidade é o bebê conforto. Para facilitar esse momento, deixe o equipamento já instalado no carro e estude o manual para que dê tudo certo na hora de colocar seu filho.
Além disso, para que vocês consigam montar as malas de maternidade com tranquilidade, façam uma lista antes com os itens que deverão levar. Assim, vocês poderão analisar o que já têm e o está faltando para providenciar.
O que levar na bolsa de maternidade é uma dúvida muito comum das mamães e dos papais. Afinal, ninguém quer ser pego desprevenido em um momento tão importante, que é a ida ao hospital e o pós-parto, não é mesmo? Por isso, é fundamental estar informado sobre todos os itens essenciais para deixar na mala.
Que tal ficar por dentro de todas as novidades que cercam o universo da maternidade? Siga nossas páginas nas redes sociais e veja tudo diretamente no seu feed de notícias! Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!