Dicas de alimentação para a grávida com sobrepeso

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A nutricionista Márcia Loureiro lista os cuidados que as grávidas com excesso de peso precisam ter ao comer

É importante que as mulheres que já estavam com sobrepeso quando engravidaram, tomem alguns cuidados com a alimentação. “As gestantes que estão acima do peso devem equilibrar as quantidades dos alimentos para evitar maior ganho de peso. Para qualquer mulher grávida os alimentos mais leves e saudáveis são sempre a melhor escolha” diz a nutricionista Márcia Andrea de Melo Loureiro da Life Clínica.

Por isso, a nutricionista Márcia Andrea de Melo Loureiro da Life Clínica aponta quais os principais cuidados que essas gestantes precisam ter. Confira:   

Cadastre-se

  • Quando for comer fora, por exemplo, em fast foods, faça escolhas com pouca gordura, como sanduíches de peito de frango grelhado com tomate e alface. Evite molhos e maionese. Evite frituras.
  • Evite leite integral e seus derivados. A grávida necessita de pelo menos três porções de leite ou derivados por dia, no entanto, é possível escolher leites desnatados e queijos e iogurtes com baixo teor de gordura.
  • Evite bebidas com açúcar, como refrigerante e sucos industrializados. Prefira água.
  • Modere o uso de sal, pois seu uso causa retenção de líquido e ganho de peso.
  • Limite o consumo de doces e lanches calóricos. Doces, chocolate, bolos e bolachas recheadas possuem muitas calorias em uma pequena porção. Procure substituir por frutas e iogurtes de baixo teor de gorduras.
  • Modere o consumo de gorduras, como óleos, margarina, manteiga, maionese.
  • Quando bater aquela vontade por doces, opte por saladas de frutas, gelatinas com frutas, picolé de frutas, barrinha de cereais com chocolate meio amargo, uma colher de sobremesa de doce caseiro de banana, abóbora, mamão, tudo, claro, com moderação.
  • As refeições devem ser fracionadas em três principais (café da manhã, almoço e jantar) e três pequenos lanches leves (lanche da manhã, lanche da tarde e ceia), que pode ser uma fruta ou iogurte ou queijo magro com torradas integrais.
  • Evite ficar sem comer por mais que 3 horas.

Confira um cardápio para a grávida com sobrepeso nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários