Parto normal pode ocorrer após cesárea

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais os cuidados necessários no parto normal após a cesárea

O parto normal após cesárea pode acontecer. Após uma cesárea é importante que a mãe tente que seu próximo parto seja normal. Afinal, o parto normal proporciona uma série de benefícios para a saúde da mãe e do bebê, como você pode conferir aqui.  “Após uma cesárea anterior o parto normal pode ocorrer sem riscos e não é necessário que a paciente tenha algum cuidado específico com a saúde”, explica a ginecologista obstetra Milca Cezar Chade, da Clínica Chade.

Após duas cesáreas o parto normal também pode acontecer, mas exige um pouco mais de atenção. “O risco do parto normal após duas cesarianas duplica. Porém, ainda é um risco baixo, em alguns locais como Estados Unidos e Europa o parto normal após duas cesáreas é realizado quando a paciente entra em trabalho de parto. O principal risco do parto normal após duas cesáreas é a rotura do útero com óbito fetal”, explica Milca Cezar Chade.

Cadastre-se

O pós-parto de um parto normal após duas cesáreas tem alguns cuidados especiais. “Os cuidados no pós-parto imediato são com a contração do útero e com sangramento vaginal, para evitar a atonia uterina. E os cuidados dos próximos dias são equivalentes a qualquer parto”, constata Milca Cezar Chade.

No Brasil o parto normal após duas cesáreas ainda divide a opinião dos ginecologistas obstetras. Por isso, converse com seu médico sobre o assunto e pesquise muito, assim poderá tomar a decisão mais adequada para você.

Em todos os casos é importante que a mãe espere pelo menos 9 meses para engravidar novamente. “Uma gestação com intervalo interpartal inferior há 9 meses pode trazer complicações como parto prematuro e riscos de rotura uterina”, diz Milca Cezar Chade. Saiba quando a cesárea é realmente necessária aqui.  Veja os cuidados necessários na segunda gravidez aqui. 

Veja mais

tremores-parto
cesarea-medieval
sophie-charlotte

Deixe uma resposta

Comentários