Como higienizar os alimentos do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba como higienizar os alimentos do bebê, veja o jeito certo de lavar e muito mais

Durante o aleitamento materno exclusivo, o bebê está protegido contra a exposição a microorganismos patogênicos. Quando a criança passa a comer novos alimentos há o risco de infecções caso eles não sejam bem limpos. Por isso, é importante higienizar os vegetais, frutas e legumes.

A orientação do Ministério da Saúde é manter os alimentos refrigerados a uma temperatura abaixo de 5 graus e cozinhar apenas a quantidade que será consumida naquela refeição. Antes de preparar ou oferecer os alimentos para as crianças é importante lavar bem as mãos com água e sabão.

Cadastre-se

As frutas, legumes e verduras precisam ser lavadas em água corrente e deixados de molho em água clorada por dez minutos. Dilua uma colher do produto para cada litro de água. Após isso, enxague em água corrente antes que eles sejam descascados.

Ao cozinhar é importante que os alimentos sejam bem cozidos.  Os utensílios que serão utilizados tanto para o preparo quanto para oferecer a comida devem ser bem lavados e mantidos em locais secos e limpos.

O uso da mamadeira aumenta as chances de contaminação do alimentos devido à dificuldade para a higienização adequada. Por isso, opte pelo copo.

Fonte consultada: Ministério da Saúde.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários