Veja 5 cuidados de saúde essenciais para a mãe que amamenta
Entenda o que a mãe que está amamentando precisa fazer para ficar com a saúde em dia
Quando o bebê nasce, a mãe se preocupa tanto com ele que, às vezes, esquece de cuidar de si mesma. Porém, cuidar da própria saúde é essencial tanto para ela quanto para o pequeno, em especial quando a mulher está amamentando. “Afinal, a paciente saudável produz um leite repleto de vitaminas e nutrição”, afirma a ginecologista obstetra Milca Chade, do Centro Médico Chade.
Confira alguns cuidados que podem deixar a lactante mais saudável e com disposição para cuidar do bebê:
Hidrate-se
Tenha sempre uma garrafinha de água por perto. Afinal, amamentar dá sede! “A recomendação é de que a mulher ingira de 2 a 3 litros de água por dia”, recomenda Chade.
Se alimente bem
Para amamentar, gastamos muitas calorias e elas precisam ser repostas. De forma geral, o mais recomendado é seguir uma dieta de aproximadamente 2.500 calorias diárias. Também é preciso ficar atenta ao que se come. Uma alimentação saudável é extremamente importante para a saúde e imunidade da mamãe e do bebê.
Por isso, invista em proteínas magras (peixes e frango, por exemplo) e leguminosas. Aumentar o consumo de fibras é interessante para ajudar no trânsito intestinal, além delas proporcionarem aquela sensação de saciedade. No que se refere aos carboidratos, prefira sempre as versões integrais. E mantenha uma boa rotina alimentar, com refeições de 3 em 3 horas – isso irá ajudar a manter seu metabolismo bem ativo.
Descanse
Cuidar de um recém-nascido não é uma tarefa fácil, mesmo assim a mamãe precisa descansar. Um pouco de repouso ajuda a manter o organismo saudável.
Nada de cigarros ou álcool
As mesmas recomendações que a mulher seguiu na gestação, vão servir na fase de amamentar os pequenos. As substâncias presentes no cigarro e nas bebidas alcoólicas são transferidas para as crianças através do leite materno. Portanto, muita atenção!
Cuidado com os medicamentos
Alguns remédios podem afetar tanto a composição, quanto a produção do leite da mamãe. “Alguns medicamentos, como antibióticos, por exemplo, passam pelo leite e interferem no desenvolvimento do bebê”, alerta Chade. Assim, nunca se automedique e sempre converse com seu ginecologista obstetra antes de começar a ingerir algum remédio.