Quando o bebê começa a rolar? Confira dicas importantes!
Toda mãe de primeira viagem quer saber quando o bebê começa a rolar. Isso porque esse é um sinal do desenvolvimento da criança, evidenciando que ela está pronta para, daqui a mais uns meses, começar a engatinhar.
Assim, o bebê deve começar a tentar rolar entre o quarto e quinto mês. Sendo que no final desse período ele já deve ser capaz de conduzir os movimentos totalmente sozinho, ficando deitado de barriga para baixo e virando de um lado para o outro, sem a ajuda dos pais ou de suportes.
Entenda quando o bebê começa a rolar
É comum que alguns bebês façam esses movimentos no terceiro mês, pois eles podem apresentar um desenvolvimento acima da média. No entanto, caso a criança ainda não consiga rolar sozinha até o quinto para o sexto mês, o pediatra deve ser informado.
Quer saber mais sobre quando o bebê começa a rolar? Então, continue a leitura!
Como acontece o desenvolvimento motor do bebê?
É normal que as mães fiquem ansiosas para ver o desenvolvimento do filho. No entanto, algumas etapas devem ser respeitadas. Até o terceiro mês de vida, o bebê deve manter o controle da cabeça. Já o rolar sozinho, como vimos, deve aparecer por volta dos cinco meses. Em um estágio um pouco mais avançado, ele consegue sentar sozinho, e isso acontece por volta dos seis meses de idade.
Já no oitavo para o nono mês, o bebê deve começar a engatinhar e se puxar para a postura de pé. Ao completar um ano de idade, a criança já pode dar os primeiros passos, a princípio com a ajuda dos pais. Porém, com os estímulos certos, rapidamente ela conseguirá fazer isso sozinha.
Vale ressaltar que cada criança tem o seu próprio tempo de desenvolvimento, e o exposto é apenas um parâmetro geral. Logo, é normal haver pequenas variações. Além disso, é comum que a criança aprenda a virar primeiro para um lado só. Não tem nada de errado com isso, mas, aos poucos, os músculos vão se fortalecendo, e com os estímulos dos pais e familiares ela pode virar para o outro lado também.
Como incentivar o bebê a rolar?
Rolar está na fase inicial do desenvolvimento motor de toda criança. Nesse cenário, a estimulação deve acontecer por parte dos pais, pois é a partir desse impulso que a criança vai se arrastar. Com isso, ela conseguirá partir para a próxima etapa de desenvolvimento, que é engatinhar.
Para ajudar você a fazer o seu bebê rolar, separamos algumas dicas. Acompanhe!
Use o brinquedo favorito
Estímulos visuais são muito importantes para os bebês, por isso, coloque o brinquedo que ele mais gosta ao lado dele e posicione a criança de barriga para cima, de maneira que ela consiga ver o objeto ao virar a cabeça. Lembre-se de dificultar um pouco as coisas, ou seja, não deixe que ela alcance o objeto.
Dessa forma, ela se sentirá estimulada a se virar e, para isso, terá de rolar. Com esse exercício, ela consegue fortalecer os músculos do quadril e também da parte superior das costas. Essa atividade é fundamental para que a criança consiga se sentar no sexto mês.
Chame pelo nome da criança
Posicione o bebê na cama, a uma distância de um braço de você. Comece a chamá-lo, a bater palmas, ou cante uma música que ele goste. Todos esses estímulos servem para incentivá-lo a querer ir até você e ele se esforçará para virar. Lembre-se de colocar uma almofada nas costas dele, para evitar que ele vire para o outro lado e acabe caindo da cama.
Use um aparelho de som
Entre o quarto e o quinto mês de vida, a criança começa a se sentir atraída pelos sons do ambiente, em especial os sons da natureza e também de animais. Essa pode ser então uma ótima estratégia a ser usada para ajudar o seu bebê a rolar. Para isso, coloque a criança de barriga para baixo, de forma que ela queira olhar para onde os sons estão vindo. Como instinto, ela vai rolar em direção ao aparelho de som.
Quando devo me preocupar com o atraso motor da criança?
Como já adiantamos, cada bebê tem o seu próprio tempo de desenvolvimento. Isso quer dizer que uns vão mais rápido, enquanto outros podem demorar um pouco mais. No entanto, se até o sétimo mês a criança não tiver respondendo aos estímulos para rolar, não estiver sentando ou tentando engatinhar, é importante levar essa questão para o pediatra.
Por que o bebê deve dormir de barriga para cima?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), colocar o bebê para dormir de barriga para cima diminui em até 70% o risco de morte súbita, sendo esta uma das principais causas de falecimento em bebês de até um ano.
Existe a cultura na sociedade de deixar o bebê dormir de lado. Mas, de acordo com os pediatras, isso não é o ideal, pois a posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo, o que pode dar margem para sufocamentos.
Quais os cuidados quando o bebê começa a rolar?
Quando finalmente o seu bebê começar a rolar, você precisa redobrar a sua atenção. Isso porque é necessário reforçar os cuidados para evitar acidentes que podem, além de machucar, comprometer em definitivo a estrutura óssea da criança, que ainda é muito frágil.
Por isso, não é recomendável deixar a criança sozinha em cima de camas, mesas, sofás ou mesmo trocadores de fraldas, porque esses móveis tornam as chances de queda bem maiores. Outra ação necessária para garantir a segurança dos pequenos é não deixar objetos pontiagudos perto deles.
Como vimos ao longo desta leitura, entre o quarto e o quinto mês é quando o bebê começa a rolar, sendo normal que ocorra uma variação de uma criança para outra. Porém, é importante que os pais e familiares estejam atentos ao desenvolvimento da criança e façam os estímulos que mencionamos acima. Dessa forma, eles contribuem para o desenvolvimento motor do bebê.
Se você gostou deste artigo sobre quando o bebê começa a rolar, compartilhe nas suas redes sociais para que mais mães tenham acesso a esta informação!