Saiba quando procurar um tratamento para engravidar
Veja quanto tempo os médicos recomendam esperar para engravidar
Quando a mulher ou o casal decidem engravidar uma das coisas mais difíceis é controlar a ansiedade. Além de uma boa saúde física, a parte emocional é muito importante para que tudo vá bem na hora de conceber um bebê. Porém, existem outros fatores que influenciam na fertilidade do casal.
De forma geral, mulheres com até 34 anos que tem uma boa frequência sexual e ciclos menstruais normais devem esperar até um ano para ficarem grávidas. “Neste período ela tem 100% de chance de conceber”, afirma a ginecologista Anaglória Pontes, professora do Departamento de ginecologia de obstetrícia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
As coisas começam a mudar de acordo com a idade da tentante. No caso de mulheres com 35 anos ou mais, o ideal é reduzir esse tempo de espera. Isso porque a partir dessa idade o número de óvulos diminuem, bem como a qualidade deles. “Nesse caso, ela deve aguardar por, no máximo, seis meses. Se após esse tempo não estiver grávida, precisa buscar ajuda médica”, orienta Pontes.
Pensando em tentantes com boa saúde clínica e com até 30 anos, as chances de gravidez a cada ciclo são de 25%. Quando a mulher chega na faixa etária de 30 a 34 anos a probabilidade cai para 20%. Dos 35 aos 38 anos elas se limitam a 15%. Com isso, o tempo para que cada mulher busque ajuda médica e tratamentos para engravidar é diferente e está relacionado principalmente a idade da futura mamãe. Ao passo que ela vai ficando mais velha, o prazo de espera para procurar o médico diminui.
Vale lembrar que nem sempre são elas que apresentam problemas de infertilidade. De acordo com os médicos, as taxas nos últimos anos estão cada vez mais equilibradas entre eles e elas. Assim, é importante que os dois busquem ajuda médica especializada. Conversar com o ginecologista é o primeiro passo para entender o que está acontecendo e ele poderá encaminhar o caso para especialistas em infertilidade ou em reprodução humana.