Entenda qual é o papel do pai na gravidez e saiba o que fazer!
O papel do pai na gravidez vai além de um coadjuvante, o parceiro deve oferecer todo o suporte necessário
Durante a gestação, é comum as pessoas acharem que os papais não têm muito o que fazer, além de aguardar o nascimento do bebê. Afinal, quem gera a criança é a mulher e é ela quem passa por todo o processo. Entretanto, o papel do pai na gravidez é importantíssimo.
Muito mais que um simples ajudante, o pai deve ser o principal aliado de sua companheira. Para ajudar a compreender o assunto, trouxemos este artigo. Aqui, contamos como o homem pode se comportar para ser, de fato, um pai e um companheiro incrível. Vamos lá?
Qual é a importância do pai na gravidez?
O positivo do teste de gravidez causa um misto de emoções não somente na mulher, como também no homem. Sentimentos como amor, ansiedade, preocupação e medo tomam conta, e isso é absolutamente normal. Afinal, a nova configuração de família e as mudanças na rotina afetam a ambos.
Na nossa sociedade, infelizmente, ainda é bem comum que as pessoas acharem que os homens não precisam se envolver ativamente na gestação. Isso acaba deixando a carga toda em cima da mãe, o que pode prejudicar até mesmo o relacionamento entre o marido e a esposa.
O papel do pai na gravidez é dar o suporte necessário à mãe em todos os sentidos, tanto emocional quanto no físico. Além de auxiliar a companheira a passar pela gestação da melhor maneira, isso ajuda a criar laços afetivos com o bebê antes mesmo do nascimento.
“É o que chamamos de gravidez psíquica. A primeira coisa é o pai se considerar grávido para também se transformar mentalmente, assim como a mulher. Contudo, a diferença é que a mamãe tem o privilégio de sentir a mudança no corpo”, explica Valéria Amodio, psicanalista.
Mesmo que os pais não estejam juntos em um relacionamento amoroso, é fundamental que o homem continue mantendo todo o suporte, não apenas financeiro, mas emocional. Isso é importante para que a mãe saiba que pode contar com o pai de seu bebê em qualquer circunstância.
Como cumprir o papel de pai na gravidez?
Por mais que a gestação seja algo durante o qual somente a mulher sinta as transformações em seu corpo, ela pode e deve ser vivida pelo casal. Tudo na mesma intensidade de entrega.
Preocupar-se com o bebê somente após o nascimento não é, de fato, algo que um pai cuidadoso faria. A seguir, veja como o homem pode cumprir o seu papel de pai na gravidez.
Acompanhar o pré-natal
O pré-natal é algo importantíssimo para assegurar a saúde da mamãe e do bebê. Nele, são feitos exames e consultas a fim de saber se a gestação está correndo bem ou se é preciso tomar alguns cuidados. Sendo assim, acompanhar o pré-natal é uma maneira de estar por dentro do curso da gravidez, além de amparar a companheira.
Sabemos que, muitas vezes, por conta do trabalho, pode ser que não dê para o pai ir a todas as consultas. Entretanto, sempre que possível, o homem deve participar desse acompanhamento, principalmente nos ultrassons. Esses exames mostram o bebê e podem identificar alguma alteração em que a mamãe precise de suporte emocional.
Oferecer suporte emocional
O suporte emocional é uma das principais funções do papel do pai na gestação. Imagine que a mamãe esteja tão confusa com o turbilhão de sentimentos, transformações e hormônios. Ela precisa de alguém que possa ser o seu porto seguro. Quem melhor que seu companheiro para isso?
Saber ouvir, dar palavras de apoio e motivação, elogiar, demonstrar interesse e consolar nos momentos de angústia são atitudes que o homem deve ter perante a mulher durante a gestação. Um indivíduo que não quer escutar o que a mulher tem a dizer, faz críticas e menospreza os sentimentos dela não está sendo um bom companheiro.
Aprender a cuidar do bebê
Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a mulher não nasce sabendo cuidar de um bebê, ela aprende. Enquanto meninas crescem brincando de boneca e preparando-se para a maternidade, os meninos, geralmente, não recebem esse estímulo. O resultado?
Pais que acham que os cuidados com o bebê são responsabilidade da mulher e fazem parte do tal instinto materno. No entanto, isso não existe. A verdade é que os homens têm tanta capacidade para cuidar de um bebê quanto as mulheres, pois a única coisa que não podem fazer é amamentar no peito.
Portanto, ainda durante a gestação, o companheiro deve aprender a cuidar de um bebê. Hoje em dia, existem diversos cursos quem ensinam a dar banho, trocar fralda, dar mamadeira, consolar o choro, etc. É uma ótima oportunidade para mães e pais se prepararem.
Estudar tudo o que se relaciona a parto
Por mais que não seja o pai quem vai parir o bebê, é fundamental que ele esteja por dentro do assunto parto. Até porque ele é o principal acompanhante nesse momento. O papel do companheiro durante o parto, além de acalmar e de dar suporte emocional para a mamãe, é de assegurar os desejos da mãe e ficar atento a alguma violência obstétrica que pode acontecer.
Para isso, é preciso que ele entenda sobre o parto, saiba o que pode ser considerado violência obstétrica e o que pode ou não ser feito durante e logo após o parto, tanto com a mãe quanto com o bebê. Enfim, estar bem-informado.
Envolver-se na escolha do enxoval
A escolha do enxoval é um dos momentos mais gostosos para as mamães. Por que não pode ser compartilhado com o papai? Interessar-se por isso é uma forma de o companheiro se envolver ainda mais com o bebê. Além disso, ajuda a tirar desde já a carga de cima da mãe de todas as escolhas em relação ao filho do casal.
Conversar com o bebê
Você sabia que o bebê já consegue ouvir a partir da vigésima semana de gestação e que reconhece a voz e os sons que ouviu após o nascimento? Pois é! Sendo assim, uma das maneiras de o pai criar um vínculo com o bebê ainda na barriga é conversando, cantando ou contando histórias para ele.
Preocupar-se com a preparação do nascimento
Antes do nascimento do bebê, é preciso preparar a casa para o pós-parto; como deixar o quarto limpo, as roupas lavadas e passadas, comida congelada para os dias em que a rotina está agitada, etc. Para a mãe não ficar sobrecarregada nesse período, o pai pode assumir esse papel e juntos deixarem tudo organizado e pronto para receber o novo integrante da família.
“Uma das principais funções do pai é cuidar da mãe para ela poder cuidar melhor do filho. Isso começa nos primeiros momentos da gestação. Dessa forma, se torna um treinamento para quando o bebê nascer. Assim, é só manter tal sinergia”, pontua Valéria Amodio.
O papel do pai na gravidez é fundamental para que a mãe tenha todo o suporte necessário para passar pelo processo da melhor maneira possível, dividindo as responsabilidades. Além disso, estar presente nesse período é uma maneira de o homem criar um vínculo afetivo ainda mais forte com bebê.
Já que está por aqui, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá, você fica por dentro das novidades da maternidade diretamente no seu feed de notícias!