Confira qual a melhor posição para gestante dormir
As mudanças hormonais e físicas podem atrapalhar a qualidade do sono, saiba qual a melhor posição para gestante dormir
Uma boa noite de sono é essencial para recarregar as energias. Mas, se você é gestante, provavelmente já está com algumas dificuldades na hora de dormir, não é verdade? É impossível dizer qual a melhor posição para gestante dormir. Afinal, nenhuma gestação é igual a outra, assim como nenhum corpo é igual ao outro.
No entanto, existem dicas infalíveis para melhorar a qualidade do sono de qualquer mamãe durante o período gestacional.
Neste post especial, você vai descobrir como conseguir uma noite de sono melhor e recuperar as suas energias durante a noite. Vamos lá?
Como é o sono das gestantes?
O sono da gestante passa por diversas transformações ao longo da gestação. Isso acontece por causa dos hormônios, das alterações no corpo e, também, devido ao avanço do desenvolvimento do seu bebê. A forma como o sono vai ser vivenciado pode variar, porém, existem pesquisas que apontam os problemas de sono mais comuns em cada trimestre gestacional.
“Ao longo da gestação algumas posições são incômodas. Ficar de barriga para cima nos últimos meses, por exemplo, pode levar a desconfortos como a falta de ar. Então, a mãe é obrigada a assumir uma nova posição”, explica a ginecologista e obstetra Karina Zulli do Hospital Albert Einstein.
Primeiro trimestre
Geralmente, o primeiro trimestre é marcado pelo “susto” da confirmação da gestação. A mamãe já pode apresentar alguns sintomas de ansiedade e, até mesmo, enjoos na gravidez. A tendência é que, nesse início, a gestante apresente mais sono que o normal. Inclusive, esse é um dos principais sintomas que identificam uma possível gravidez.
Como a barriga ainda não está grande, você não vai ter muita dificuldade para deitar. Mas pode apresentar algum desconforto no quadril em função do preparo da pélvis para comportar o seu bebê. Com a ansiedade e o início dos desconfortos físicos, a gestante pode sentir muito sono, mas ter dificuldades de adormecer ou dormir e, assim, não descansar adequadamente.
Segundo trimestre
Dependendo da sua genética, você pode já apresentar uma barriguinha com 3 meses de gestação ou somente a partir do sétimo mês. Mas, no geral, é entre o quarto e o sexto mês que o bebê começa a ser percebido pelas pessoas. É no segundo trimestre que a mamãe sente a intensificação dos enjoos, azia e dores no corpo.
Com a barriga crescendo, o desconforto ao andar, sentar e se deitar é maior. Naturalmente, a tendência é que você fique mais exausta do que o costume. Agora, você começa a ter dificuldades para deitar de bruços e o seu instinto já induz que você se deite de lado.
Terceiro trimestre
Na reta final da gestação é quando as mamães estão mais cansadas. Há aumento de peso, retenção de líquido, um bebê engordando, algumas câimbras e o famoso “andar de pinguim”. O ponto de equilíbrio do seu corpo já mudou, afinal, seus órgãos precisaram ser reajustados para que o seu bebê pudesse crescer.
Aqui, as dores no quadril tendem a ficar mais incômodas e a frequência de refluxos durante a noite também. A busca pela melhor posição para gestante dormir se torna uma luta diária. É nessa fase que o bebê mais engorda e pode resolver se encaixar na pélvis. Há outras situações que podem intensificar o desconforto, como o colo posterior, que é facilmente identificado com um simples exame de toque.
Como ter mais qualidade no sono?
Para que a gestante tenha uma noite de sono melhor, o primeiro passo é respeitar os seus limites. A gravidez é um momento especial e está tudo bem ficar cansada. Não se cobre tanto. Busque priorizar a sua saúde e a do seu bebê. Outro ponto que merece destaque é a sua saúde emocional.
Os seus hormônios já tendem a trazer transformações e novas experiências: tudo isso é um mar profundo de sentimentos e a cada dia você vai vivenciar sensações diferentes e em intensidades maiores do que o comum. É preciso trabalhar bastante a sua inteligência emocional para não deixar que problemas externos afetem sua saúde, muito menos a do pequeno. A ansiedade na gestação já é natural e pode ser intensificada se você se deixar ser submetida a situações de estresse que não deixam você dormir bem. Veja, agora, algumas dicas para melhorar o seu sono.
Durma do lado esquerdo
O instinto já induz muitas mamães a dormirem se apoiando no lado esquerdo do corpo. A sensação de leveza é inevitável e você passa a dormir assim sempre. Saiba que isso não é por acaso. Ao deitar do lado esquerdo, você facilita o processo de digestão, reduzindo o refluxo, além de melhorar a circulação sanguínea, ao deixar a veia cava livre. “Quando dorme do lado esquerdo a grávida está favorecendo o fluxo de retorno das pernas ao coração, já que o peso do útero não comprime a veia cava” ensina Zulli.
Use mais travesseiros
Abuse de travesseiros durante a gestação. No avanço da gravidez, é normal você sentir dor na pélvis ao deitar lado. Coloque um travesseiro entre as pernas. Com essa ação simples, é possível ter uma melhor posição para gestante dormir. Se você preferir, pode comprar um travesseiro próprio para alinhamento do corpo.
Alimente-se adequadamente
Uma alimentação correta é essencial para a vida toda. Durante a gestação, esse cuidado deve ser redobrado. É natural o ganho de peso gestacional, porém, uma alimentação errada pode ocasionar problemas de saúde, como o aumento da retenção de líquido, pressão alta e diabetes gestacional. Tudo isso dificulta que a gestante descanse durante a noite. Para ajudar, evite comer alimentos gordurosos antes de se deitar. Isso fará com que você adormeça mais rapidamente e reduzirá as chances de ter um refluxo.
Levante as pernas
No final da gestação é praticamente inevitável o inchaço das pernas, já que, com o aumento do tamanho do bebê, a circulação sanguínea na parte inferior do corpo é menor. Busque deixar as suas pernas elevadas sempre que possível, principalmente na hora de dormir. Você verá que vai ser mais fácil relaxar e descansar.
Eleve a posição da cabeça
No final da gestação, é natural que você tenha mais episódios de refluxo. O bebê está grande e é comum que o bumbum dele fique pressionando o seu estômago e as suas costelas (causando falta de ar). É habitual que o refluxo aconteça durante a noite e é preciso ficar atenta para não engasgar. Por isso, o ideal é usar alguns travesseiros para deixar a sua cabeça mais alta, evitando um possível sufocamento. Nessa fase, pode parecer estranho, mas ficar sentada, às vezes, é a melhor posição para gestante dormir.
Embora essas dicas sejam preciosas, a gestante ainda deve se atentar em relação ao calçado que usa, bem como evitar exercícios físicos durante a noite e sempre optar por um banho relaxante antes de dormir. Além de buscar a melhor posição para gestante dormir, também é preciso ter atenção quanto à forma de se levantar, de modo a evitar a pressão adicional sobre os músculos abdominais. Evite dormir em locais baixos, que tornam o levantar mais difícil, e sempre tente se erguer pelo lado esquerdo do corpo. Caso os incômodos persistam, não deixe de procurar um médico para ajudar você da melhor maneira.
Mamãe, o que você achou das nossas dicas? Se você gostou deste artigo, então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras gravidinhas a terem uma noite de sono melhor. Até a próxima!