Entenda se é comum a grávida não sentir o bebê mexendo
Saiba como o bebê se movimenta na barriga da mamãe
Muitas grávidas ficam preocupadas porque não sentem o bebê mexendo. Mas é normal que os pequenos demorem algumas semanas para começarem a se movimentar de uma maneira que a mãe perceba. De forma geral, isso acontece a partir da 20ª semana e como os movimentos ainda são bem delicados, as mamães de primeira viagem costumam levar mais tempo para identificá-los.
“Consideramos que a partir da 28ª semana de gestação é um limite de normalidade o feto mexer pelo menos sete vezes em uma hora, após a mãe estar bem alimentada. Isto porque o estímulo para que ele acorde é a grávida comer. Para contar os movimentos a grávida deve se deitar do lado esquerdo, permitindo assim uma boa circulação sanguínea”, ensina a ginecologista obstetra Helaine Milanez, médica associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Um truque para sentir o pequeno se mexer é se deitar em uma posição bem confortável e começar a conversar com ele. Os estímulos sonoros são bons gatilhos para os bebês se movimentarem na barriga. No caso de gestantes que não tem diabetes, comer uma pequena porção de chocolate também ajuda a perceber melhor os movimentos deles.
O que fazer se ele parou de mexer?
Vale lembrar que o feto não se mexe o dia inteiro, ele também precisa descansar. Além disso, a partir da 35ª semana o espaço no útero começa a diminuir significativamente a medida em que a criança vai crescendo. Então, é muito comum que elas se mexam menos e façam movimentos mais leves.
Agora se a mamãe passa um ou mais dias sem conseguir sentir nenhuma movimentação na barriga é importante informar o médico. O mesmo acontece se ela sentiu uma mudança brusca de “comportamento” do feto. Embora, não seja uma situação tão incomum, a orientação do profissional que está acompanhando de perto a gestação é muito importante.