Por que algumas gestantes sentem ondas de calor na gravidez?
Uma em cada três gestantes sentem ondas de calor na gravidez. O problema pode gerar bastante incômodo na região superior do corpo durante o período de espera do bebê. Algumas pessoas podem sentir sintomas que duram pouco tempo, já para outras costuma demorar bem mais.
Você conhece a causa das ondas de calor? A seguir, explicaremos por que esse mal-estar é comum entre as mamães e de que maneira é possível aliviá-lo com algumas recomendações. Por meio desses passos simples, você poderá se sentir mais tranquila na gravidez. Confira!
Como são as ondas de calor na gravidez?
As mulheres costumam sentir vários tipos de sintomas de gravidez, como enjoos, inchaço, cólica, tonturas, dores de cabeça e nas costas, mudanças no humor, cansaço e sono. As chamadas ondas de calor também podem gerar bastante mal-estar entre as grávidas. Adiante, respondemos algumas das principais dúvidas que podem surgir sobre o assunto.
Qual parte do corpo pode ficar mais quente durante a gravidez?
As ondas de calor são registradas, principalmente, na parte de cima do corpo. Por isso, as mulheres devem sentir o incômodo, sobretudo, na região do peito, no pescoço e na cabeça.
Quanto tempo as ondas de calor costumam durar?
Muitas pessoas podem sentir a oscilação de temperatura quando o dia está terminando, no período da noite. As ondas podem ser bem curtas e perdurar por poucos segundos em algumas mamães.
Outras mulheres podem apresentar o sintoma por mais tempo e ficar com o corpo mais quente por vários minutos. As ondas ainda fazem algumas gestantes suarem mais. Isso pode acontecer em uma reação do seu corpo de tentar diminuir a temperatura.
Em qual fase da gravidez as ondas de calor são mais comuns?
As ondas de calor, geralmente, acontecem no segundo e no terceiro trimestre da gravidez. No entanto, esse incômodo pode continuar depois do nascimento do bebê, já que as mulheres também experimentam a redução dos níveis de hormônios no período de amamentação.
Quando a mudança de temperatura deve ser sinal de algum problema?
As ondas de calor precisam ser diferenciadas dos sintomas de alguma doença que pode surgir durante a gestação. Enquanto essas oscilações são temporárias, por outro lado, uma mudança de temperatura no seu corpo pode indicar a possibilidade de uma infecção.
Por isso, é importante ficar atenta para os sintomas de febre acima de 37,7 graus. Em caso de dúvidas, procure um médico para avaliar a situação.
Por que as mulheres sentem ondas de calor na gravidez?
A causa das oscilações de temperatura são as variações hormonais que a mulher enfrenta durante a gestação. “As ondas de calor que as grávidas sentem ocorrem devido ao aumento do estrogênio, um hormônio que favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o aporte sangue para o bebê”, explica a neurologista Rafaella Eliria Abbott Ericksson.
Essa dilatação das veias e artérias, por sua vez, provoca o aumento da temperatura do corpo feminino em cerca de meio grau. Devido à mudança, as mamães devem sentir mais calor e suar mais. Elas podem querer tomar mais banhos para se refrescar, principalmente, em dias mais quentes.
“Além do calor, essa dilatação dos vasos sanguíneos da grávida também pode provocar queda de pressão, aumento da frequência cardíaca e episódios de rinite ou obstrução nasal”, diz a especialista.
Como aliviar o calor na gravidez?
Para lidar com as oscilações de temperatura no corpo, as grávidas podem adotar algumas medidas no dia a dia, que estão relacionadas ao consumo de água, ao tipo de roupa que usam e às condições do ambiente em que vivem. Esses conselhos podem trazer mais bem-estar para as mamães que buscam equilíbrio e a tranquilidade durante a gestação.
Beba muita água
A medicina recomenda que as mulheres procurem ficar hidratadas constantemente. Por isso, as grávidas precisam beber bastante água.
A indicação dos especialistas é ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia. Uma boa dica é manter uma garrafa por perto para usar sempre que tiver sede.
A hidratação não previne somente o incômodo das ondas de calor, mas também é importante para melhorar a circulação do sangue, para deixar a pressão arterial controlada, entre outros benefícios para as gestantes.
Vista roupas leves
A roupa que você escolhe usar durante o dia também faz muita diferença nos sintomas de oscilação da temperatura do corpo. Por isso, selecione roupas com tecidos mais leves, como o linho e o algodão. Vestidos, camisetas, calças e outras peças confeccionadas com esse tipo de fio possibilitam que o ar entre em contato com a pele e que você sinta menos calor.
Também evite utilizar roupas que ficam muito justas ao corpo. Escolha os modelos mais folgados e confortáveis, que são fáceis de retirar se você sentir o corpo mais quente, e também para que a sua pele fique mais ventilada.
Deixe o ambiente mais fresco
Outra recomendação interessante para as mamães é manter os locais onde trabalham, estudam e convivem com outras pessoas mais arejado. À noite, quando as ondas de calor são mais comuns, as mulheres podem optar por deixar as portas e janelas do quarto abertas.
Antes disso, durante o dia, também é indicado deixar as cortinas fechadas para que o cômodo não receba muita luz solar e fique menos quente. Você pode adotar cortinas do tipo blecaute, capazes de evitar que o quarto esquente muito, ou ainda usar películas reflexivas no vidro.
Com base no que apresentamos, foi possível entender de que maneira as mamães podem sentir ondas de calor durante a gravidez e as causas desse incômodo. As variações hormonais registradas são capazes de provocar as mudanças de temperatura que atingem, principalmente, cabeça, pescoço e peito das mulheres. As principais recomendações para aliviar esse problema são usar roupas confortáveis, beber mais água e deixar o ambiente bem fresco.
Se você gostou de aprender mais sobre as ondas de calor na gravidez, confira, também, as 5 dicas importantes para as mamães em dias mais quentes.