Tudo o que as grávidas precisam saber sobre a dor do parto normal
Muitas grávidas têm um verdadeiro pavor sobre sentir a dor do trabalho de parto normal
Sempre que pensamos em grávidas saudáveis o trabalho de parto é a melhor alternativa para o tão esperado nascimento do bebê. Mesmo assim, é muito comum que as futuras mamães tenham medo da famosa dor do parto. Antes de mais nada é importante lembrar que o trabalho de parto normal pode ser dividido em três estágios: dilatação, expulsão do bebê e expulsão da placenta. Então, quando você ouvir aquela história de que uma mulher passou 12 horas em trabalho de parto, por exemplo, isso não significa que ela precisou aguentar tantas horas agonizando de dor.
O primeiro momento do parto normal é marcado pelas contrações rítmicas. De início elas são mais brandas e espaçadas. Já com a evolução da dilatação o intervalo entre elas diminui e as dores ficam mais fortes. Elas acontecem porque a musculatura uterina precisa se contrair para abrir espaço para o bebê sair. “A contração é uma sensação de pressão que se inicia na região lombar, é semelhante a cólica menstrual”, afirma a ginecologista obstetra Helaine Milanez, médica associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A fase de contrações até que a mulher alcance a dilatação necessária (de 10 centímetros) é a mais longa de todo o trabalho de parto. Ela costuma levar entre 6 e 12 horas, mas as dores vão se intensificando a medida em que a dilatação aumenta. Quando completa, começa a expulsão do bebê. É um momento dolorido porque a cabeça da criança costuma pressionar os órgãos pélvicos. Esta fase geralmente dura entre 20 e 40 minutos. A vontade de empurrar e fazer força são quase naturais e tudo termina com o nascimento do pequeno.
Por fim, acontece a expulsão da placenta que tem uma dor parecida com a de uma cólica mais fraca. Para quem acabou de parir um bebê de cerca de 3 quilos, expelir uma placenta, que pesa aproximadamente 400g, não é uma tarefa tão difícil. Além disso a mamãe estará tão extasiada com a vinda do recém-nascido, que tudo vai parecer bem mais fácil!
Clique e veja os benefícios do parto normal para as mamães e os bebês