Veja se a atividade física atrapalha os planos de se tornar mãe
Entenda se os exercícios físicos são indicados quando a mulher quer virar mãe
Ter uma vida saudável ajuda bastante no planejamento da futura mãe. Mas será que todas as atividades físicas são indicadas para quem quer engravidar? E no que diz respeito a intensidade, quais são as orientações? Os exercícios podem influenciar de forma positiva ou negativa na fertilidade?
De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos pela Boston University School of Public Health, exercícios leves contribuem para melhorar a fertilidade das mulheres. Entre as atividades físicas que se enquadram como leves estão: caminhadas, pilates, yoga e até mesmo a musculação, desde que bem orientada por profissionais da área. Muito além do controle de peso, uma boa rotina alimentar junto com a prática regular de exercícios físicos auxiliam em uma melhor saúde mental e física da futura mamãe.
Além disso, a pesquisa analisou mais de 3.000 mulheres e descobriu que os exercícios leves e moderados estão associados a uma maior fertilidade feminina. E o que dizer de atividades intensas? Nesse caso, a dica é não exagerar!
O levantamento também concluiu que mulheres que faziam cinco ou mais horas, por semana, de atividades físicas extenuantes tinham até 42% menos chances de conceber. Um dos motivos é que ao se aproximar da exaustão física, nosso organismo libera hormônios que dificultam a ovulação e deixam a menstruarão irregular. Em alguns casos levando até a amenorreia, quando a mulher deixa de menstruar. Assim, aquela máxima de “nada em excesso é bom” também vale quando o assunto é fertilidade e atividade física.
Já no caso dos futuros papais a restrição é o ciclismo em geral; englobando qualquer modalidade que envolva andar de bike, como spinning e MTB, por exemplo. Pesquisas indicam que praticar ciclismo por mais de 5 horas por dia prejudica significativamente a qualidade e a produção dos espermatozoides. Isso acontece tanto pela posição em que o homem fica, tanto pelo atrito e a caloria gerada na região ao passar muitas horas em cima de uma bicicleta.
Entenda como a alimentação correta também pode te ajudar a engravidar.