“Minha bebê partiu 8 dias após médico dizer que era só dor de ouvido”
Confira o desabafo de uma mãe após a maioria dos médicos não ter diagnosticado o câncer de sua bebê
A mãe Jayshree Watkins estava se mudando com sua bebê, Amelia Mae, o marido e o filho mais velho do estado da Virginia para o estado da Califórnia, ambos nos Estados Unidos. Enquanto a família estava nos preparativos finais da mudança, a menina de apenas 10 meses começou a dar sinais de que estava com dor de ouvido.
Jayshree então levou sua pequena ao médico. Ele constatou que a pena de fato estava com dor de ouvido, receitou um antibiótico e a mandou para casa.
Porém, a pequena continuou piorando. Então, a mãe levou a filha novamente para o hospital. “O médico então disse que a infecção havia se alastrado para o outro ouvido. Ele nos deu mais antibióticos e nos liberou”, contou Jayshree em relato ao portal Love What Matters.
“Nós seguimos então medicando nossa filha, tentando fazer ela comer, beber, enfim, cuidando dela. E ela começou a mostrar uma melhora”, contou a mãe. A família então iniciou sua mudança até a Califórnia. Mas enquanto realizavam a viagem de carro, a pequena voltou a apresentar uma piora.
Ao longo da viagem, os pais já haviam parado em dois hospitais e o diagnóstico de dor de ouvido continuava. Foi apenas quando pararam em um hospital no estado do Arizona que o real estado de saúde da bebê foi descoberto.
Neste hospital, o médico pediu um exame de raio X completo e detectou que o fígado da menina estava inchado. Ele então indicou que a família fosse a um especialista. Após mais uma bateria de exames, o médico em questão diagnosticou que a menina na realidade estava com um câncer chamado neuroblastoma.
Este tipo de câncer costuma afetar crianças com cinco anos ou menos e geralmente ocorre nas pequenas glândulas localizadas em cima dos rins, chamadas glândulas adrenais. “Eu senti como se alguém tivesse me dado um soco no estomago. O que o médico disse após o diagnóstico, eu não me lembro. Tudo que eu conseguia pensar era: ‘como eu perdi isso?’”, contou a mãe.
A pequena Amelia faleceu apenas oito dias após apresentar seus primeiros sintomas, no dia 6 de junho de 2017. “Meu coração se partiu em milhares de pedaços”, disse a mãe.
A família decidiu compartilhar a história da filha agora para alertar sobre este tipo de câncer. Os principais sintomas são: febre, inchaço na região abdominal, perda de apetite, irritabilidade e fraqueza, diarreia, pressão arterial alta e batimento cardíaco acelerado. “Eu não posso mudar o fato de que ela deixou nossa família. Mas, eu posso usar sua memória para ajudar outras pessoas”, concluiu a mãe.