Momnesia: o que é, por que acontece e como evitá-la?
Algumas dicas simples podem ajudar as mamães a lidarem com a momnesia
Você tem sofrido com a falta de memória ou problemas para manter a concentração durante a gestação ou após o parto? Isso pode estar relacionado à momnesia, também conhecida como amnésia das mães.
Apesar de muitas pessoas questionarem sua existência, pesquisas recentes apontam que essa condição realmente ocorre na gravidez. Por isso, se você notou que sua memória não é mais a mesma após o parto, leia este artigo e entenda o que é e como melhorar os sintomas.
O que é momnesia?
É chamado momnesia os problemas de memória das mães durante a gravidez e após o nascimento do bebê. De acordo com especialistas, o cérebro da mulher passa por mudanças funcionais e estruturais durante o período da gestação. Apesar de a maioria dessas alterações serem positivas, elas também podem afetar a maneira que o cérebro funciona. Assim, é comum que a gestante apresente, além da falta de memória, problemas de aprendizagem e perda da concentração.
Existem outros fatores que podem contribuir para esse problema, como a falta de sono, o que faz com que o cérebro não descanse o tempo suficiente. Além disso, a chegada do bebê faz com que a rotina mude e a mãe acumule mais funções durante o dia. Com a correria do cotidiano e a mudança nas prioridades, o desempenho cognitivo é afetado pelo cansaço físico e mental.
A momnesia pode passar alguns dias após o parto ou durar por cerca de um ano. Nesse período, é comum que a mãe passe por situações de esquecimento. Por exemplo, deixar a chave do lado de fora da casa, trocar o sal pelo açúcar e vice-versa, esquecer ou perder objetos, buscar algo em outro cômodo da casa e não se lembrar do que foi fazer, entre outros.
O que dizem as pesquisas?
Apesar de ainda não existirem estudos conclusivos em relação à existência da momnesia, há vários indícios de que ela realmente ocorre na gestação. De acordo com uma pesquisa realizada em uma universidade australiana e publicada no Medical Journal of Australia, o volume cerebral sofre uma redução de cerca de 7% durante a gravidez.
Ainda segundo o estudo, a causa provável para a momnesia pode estar nas mudanças hormonais, como progesterona e prolactina. Essas alterações ocorrem para ajudar a gestante a manter o bebê saudável em seu ventre. Além disso, os pesquisadores acreditam que o cérebro eliminaria as conexões cerebrais mais fracas para a mãe poder focar em sua conexão emocional e física com o bebê.
O que fazer para melhorar a memória?
Agora que você aprendeu mais a respeito da momnesia e seus sintomas, é importante saber como fazer para minimizar esse problema. Algumas atitudes podem ajudar a reduzir o cansaço no cérebro, como mostramos a seguir:
- dormir mais: essa nem sempre é uma dica fácil para a mãe de um bebê. Porém, é importante ter algumas horas de sono recuperadas, o que você pode conseguir com o apoio do pai do bebê ou familiares;
- seguir uma dieta balanceada: consumir regularmente os nutrientes necessários é fundamental para o bom funcionamento da mente e do corpo da gestante;
- ter um tempo para si mesma: procure separar um tempo para relaxar e fazer alguma atividade, como caminhar, praticar exercícios ou alguma arte manual;
- anote os compromissos: deixe todas as tarefas e compromissos do dia anotados. Assim, o cérebro não ficará tão exausto tentando recordar o que precisa fazer.
Apesar de a momnesia não ser uma situação grave e permanente, é importante aprender mais sobre o assunto. Por isso, não deixe de manter-se informada em portais de notícias para se preparar melhor para a maternidade.
Achou este conteúdo útil? Compartilhe-o em suas redes sociais para informar outras mães sobre a momnesia!