Sexo no pós-parto: tire as suas dúvidas
Saiba quando o sexo no pós-parto pode ocorrer, o que muda, como melhorar o prazer e mais
Quando posso voltar a transar? Vou sentir o mesmo desejo de antes? Vou sentir dor durante o sexo? O sexo no pós-parto gera muitas dúvidas entre o casal. A seguir, esclarecemos as principais delas. Confira:
Quanto tempo esperar para o sexo no pós-parto
É preciso esperar um tempo para iniciar as relações sexuais após o parto, é o chamado resqguardo. “Recomendamos que o casal espere 40 dias após o parto para ter relação sexual, pois antes desse período o colo do útero encontra-se aberto para que o corpo faça a ‘limpeza’ necessária. Se casal tiver relação sexual nesse período e o homem ejacular, há chances de ocorrer uma infecção no colo do útero da mulher causado pelo esperma”, alerta o ginecologista obstetra Fúlvio Basso Filho, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.
Além disso, a relação sexual antes do momento orientado pode levar ao rompimento de pontos, caso a mulher tenha feito uma cesárea ou passado por uma episiotomia.
O sexo oral pode ser feito durante o resguardo, caso a mulher deseje. Já o anal não é orientado. Isto porque o ânus possui bactérias que podem aumentar o risco de infecção na vagina.
Como fica o desejo no pós-parto
A falta de desejo e a dor na relação são comuns até cerca de quatro meses após o parto. “Neste período, como a mulher está amamentando, ela ainda não começou a ovular, ou seja, o corpo ainda não está preparado para ‘pensar’ no sexo ou na relação da mulher com o homem”, conta Fúlvio Basso Filho.
Além disso, o hormônio prolactina, que contribui para a produção de leite, também reduz a libido e a lubrificação vaginal. “O desejo da mulher começa a surgir quando o bebê está entre 4 e 6 meses de idade, fase que a dependência do bebê com a mãe começa a diminuir”, diz Fúlvio Basso Filho.
Dor na relação
Esta dificuldade para a lubrificação vaginal pode fazer com que as primeiras relações sexuais no pós-parto fiquem um pouco doloridas. Mas com a volta da menstruação, os hormônios se estabilizam e o sexo no pós-parto volta a ser prazeroso.
Atitudes que melhoram o sexo no pós-parto
Para diminuir as dores devido à falta de lubrificação, uma boa opção é o uso de produtos lubrificantes vaginais. Quanto à posição sexual, não existe uma mais indicada, procure fazer a que se sinta mais confortável.
Tente deixar o seu bebê com um cuidador para que vocês se sintam mais confortáveis para essas primeiras relações após o parto. Se isto não for possível, procurem ter as relações quando o bebê estiver dormindo. Se o bebê acordar, resolvam o problema dele e depois se ainda estiverem no clima, retomem. Se não quiserem mais, tudo bem também! O importante é encarar tudo isso com leveza!
O mesmo vale para possíveis vazamentos de leite materno durante a relação sexual. Sim, eles podem ocorrer. E neste caso, o melhor a fazer é encarar tudo com naturalidade e bom humor.
Como fica a vagina
A vagina foi feita para o parto normal. Tanto o tecido vaginal quanto a musculatura ao seu redor são elásticos para que o bebê consiga passar e depois tem a capacidade de retornar ao normal. Contudo, no pós-parto pode ser interessante realizar exercícios para fortalecer o músculo da vagina. Seu ginecologista pode prescrever esses exercícios.
Métodos contraceptivos no pós-parto
Apesar das chances diminuírem um pouco, as mulheres que amamentam podem sim engravidar! Além disso, elas não podem usar qualquer contraceptivo, pois alguns afetam o leite materno. Por isso, veja quais os métodos contraceptivos indicados para a mulher que amamenta.