Bebê que nasceu na pandemia com “Síndrome do Menino Bolha” tem alta
O bebê nasceu com uma doença genética rara chamada SCID, durante a pandemia do COVID-19
Um bebê da Virgínia, Estados Unidos, surpreendeu toda a comunidade médica. O pequeno nasceu com uma grave imunodeficiência. Conhecida como SCID, a condição é popularmente chamada de “doença do menino da bolha”.
Assim, o sistema imunológico do portador é totalmente comprometido. Nesse sentido, o organismo se torna suscetível a graves infecções. Além disso, o pequeno Parker Green veio ao mundo em abril, em meio a pandemia do COVID-19. Gerando ainda mais preocupação para os familiares.
“Foi uma gravidez completamente normal. Só descobrimos em seus primeiros exames”, revelou a mãe, Tiffany Green, ao Today. Logo depois do nascimento, os médicos diagnosticaram que Parker precisava de quimioterapia. Bem como um transplante de medula óssea.
Afinal, os médicos tinham que reestabelecer seu sistema imunológico para que sobrevivesse. À primeira vista, as duas irmãs mais velhas do recém-nascido poderiam ser compatíveis. Contudo, Nataly, 12 anos, e Avery, 6 anos, não eram.
Dessa forma, Green começou uma grande campanha na internet em busca de um doador para o filho. No final do mês de junho, as sessões de quimioterapia terminaram. Do mesmo modo que Parker estava pronto para transplante.
Este aconteceu recentemente e foi um verdadeiro sucesso! “Ele é, atualmente, 98% das células do doador, o que significa que tem apenas 2% de suas células originais. Seu organismo realmente aceitou muito bem”, afirmou a mãe.
Para a mãe, o problema de saúde do filho foi um verdadeiro desafio. Ao mesmo tempo que tudo aconteceu em meio a pandemia, ela não sabia nada sobre SCID. Então, era apenas um recém-nascido, sem sistema imunológico, diante de um vírus letal.
Mesmo assim, Green procura focar no lado bom das coisas. “O mundo inteiro estava com máscaras e tomando precauções. Como isolamento e distanciamento social, por exemplo. Isso ajudou. Ainda não tenho certeza se foi uma benção disfarçada ou se deixou tudo ainda mais assustador”, conclui. Recentemente, o pequeno teve alta do hospital. Após passar longos meses em tratamento. Agora com um novo sistema imunológico, ele pode viver em casa com a família.
Confira como estão os partos durante a pandemia de covid