Partos durante a pandemia: quais foram as mudanças nos hospitais?
Veja as principais mudanças e medidas adotadas por hospitais e maternidades para garantir um parto seguro durante a pandemia!
O novo coronavírus mudou a rotina da maioria das pessoas e o distanciamento social é indispensável para conter a disseminação do vírus. Para proteger as mães e bebês nos partos durante a pandemia, as maternidades e hospitais também tiveram que se adaptar, criando critérios mais rígidos para evitar o contágio.
Nesses tempos conturbados, a preocupação de muitas mães em relação ao parto veio à tona, bem como a dúvida entre dar à luz na maternidade ou em casa. Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer quais as medidas de segurança foram adotadas, além de informar você sobre os cuidados necessários após o bebê nascer. Confira!
Quais as mudanças nos partos durante a pandemia?
De acordo com especialistas, não há razão para grandes preocupações em relação ao parto nos hospitais. Esses locais estão bem preparados para oferecer condições especiais para a gestante, tanto no atendimento quanto na equipe, espaço físico e equipamentos. Porém, é indicado que a gestante se informe antes com a instituição para esclarecer suas dúvidas.
A presença de um acompanhante durante e imediatamente após o parto continua mantida, mas desaconselhado caso a pessoa seja do grupo de risco. É importante ressaltar que ambos devem permanecer com a máscara o tempo todo. Caso a mulher tenha sintomas do novo coronavírus, suspeitos ou confirmados, tanto a condução quanto acompanhamento são mantidos.
Algumas gestantes cogitam realizar o parto domiciliar com o intuito de reduzir os riscos de contaminação. Porém, ainda é necessária a presença de dois ou mais profissionais nesse momento, não reduzindo os riscos de contágio. Dar à luz na banheira em casa também não é indicado. Além disso, os riscos de contaminação pela Covid-19 ao dar à luz em casa são considerados maiores do que na maternidade.
Independente do local escolhido, é necessário tomar todos os cuidados necessários. Entre eles, o uso de equipamentos de segurança pela equipe, máscaras para a gestante e acompanhante e redução ao máximo do número de pessoas no momento do parto.
Que cuidados são necessários nesse momento?
Para reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19, hospitais e maternidades adotam normas rigorosas de segurança e cuidados específicos desde o pré-natal até o parto e puerpério. Em consultas pré-natal, por exemplo, o agendamento é feito com um espaçamento maior de tempo. Dessa forma, a gestante pode reduzir as saídas de casa. Além disso, acompanhantes não são permitidos nos exames para não causar aglomeração. Outros cuidados tomados pelas equipes dos hospitais são:
- distanciamento social;
- lavagem frequente das mãos;
- utilização de máscaras de proteção;
- uso de álcool em gel;
- cuidado ao tossir e espirrar.
A Covid-19 pode ser transmitida para o bebê?
Essa também é uma grande preocupação no momento do parto. Ainda não há estudos suficientes para confirmar se a gestante com Covid pode transmitir o vírus para o bebê em seu ventre, pois nenhum indício foi encontrado no líquido amniótico. Nesse caso, o contato entre mãe e recém-nascido é reduzido ao mínimo durante o parto para evitar a contaminação.
Apesar de a amamentação não ser contraindicada, é importante que a mãe tenha cuidado ao manusear o bebê, lave muito bem as mãos e use sempre máscara. Se amamentar, poderá extrair o leite, sempre com todos os cuidados e higiene redobrados.
Nesses tempos difíceis, vimos como os partos durante a pandemia também sofreram mudanças. Porém, isso deve ser encarado sem receios, já que o objetivo principal é proteger a gestante e o bebê.
O que achou deste artigo? Esperamos que tenha sido útil para você. Para não perder nenhuma novidade, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!