Veja como uma mãe tirou os filhos de passarem horas em frente aos aparelhos eletrônicos
A mãe e blogueira Molly DeFrank resolveu fazer um experimento com os próprios filhos. Apesar de achar que controlava bem o uso que os pequenos faziam dos aparelhos eletrônicos, como tablets, celulares e TV, a mamãe resolveu ir além. Molly só permitia que os filhos, menores de 10 anos, tivessem uma hora por dia de contato com essas telas, mas resolveu aumentar o desafio e simplesmente abolir o uso!
A mamãe que tem 5 filhos já tinha percebido que toda vez que era a hora de desligar os eletrônicos, as crianças emburravam e brigavam. Até que um certo dia logo ao chegar em casa, após o trabalho, um dos filhos a aguardava na porta e prontamente pediu: “posso brincar com seu celular?”
“Aquilo foi a gota d’agua! Conversei com meu marido e concordamos que era a hora de mudar as coisas. Dissemos para as crianças que faríamos uma pausa com as telas, claro que elas protestaram. Mas depois de algumas lágrimas, todo mundo seguiu em frente”, relembrou Molly ao site CafeMom. E mesmo esperando uma transição mais complicada, as coisas em casa foram bem mais fáceis do que ela pensava.
Nas semanas seguintes a “magia” aconteceu. As crianças estavam mais obedientes, menos mal-humoradas, brincavam juntas e estavam mais felizes. “Foi como se tivéssemos apertado um botão: tínhamos nossos filhos de volta”, afirma Molly. Os aparelhos eletrônicos foram abrindo espaço para livros, aulas de piano, quebra-cabeças e outras atividades que mantinham os cinco ocupados.
A leitura, inclusive, se tornou uma das coisas que mais preenche o tempo das crianças. Em um final de semana, os filhos acordaram e ao chegarem ao quarto dos pais, observaram o casal lendo. Um por um foi buscar o seu próprio livro e logo a cama estava cheia de pequenos leitores! “Minha filha subiu cinco níveis de leitura, em sete meses”, conta a mãe.
A ideia deu tão certo que a família resolveu permanecer com o detox. Atualmente, Molly deixa as crianças brincarem com os eletrônicos, especialmente o videogame, apenas aos domingos e por uma hora. “Se você sente que a tecnologia e as telas estão ocupando um espaço muito grande na sua casa, você pode mudar isso. Não é tão difícil quanto você imagina. Tentamos colocar a tecnologia no seu devido lugar em nossa casa”, aconselha Molly.